Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

13º salário antes do fim do ano: sabia que você pode antecipar o valor? Veja como funciona

Receber o 13º salário de forma integral antes do final do ano pode ser o desejo de muitas pessoas. Saiba mais sobre a antecipação!

O 13º salário é um direito dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. A quantia costuma ser muito aguardada e pode ser paga de diferentes formas pelas empresas, desde que dentro das regras determinadas por lei. Em geral, o valor total chega apenas no final do ano. Mas, existe a possibilidade de antecipar o recebimento. 

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que se trata de um tipo de empréstimo oferecido por instituições financeiras. Com esta modalidade, o trabalhador consegue ter acesso ao valor no momento em que precisa, e assim que recebe do empregador, pode quitar a dívida normalmente.

Além disso, é necessário ter em mente que juros podem ser cobrados. O que significa que o montante a ser pago pode ficar acima do 13º salário em determinadas situações. Por isso, antes de tomar a decisão, o mais recomendado é considerar alguns fatores importantes.

Empréstimo comum X Antecipação do 13º salário 

Apesar de se tratar de um empréstimo, a antecipação do 13º salário oferecida por instituições financeiras apresenta algumas diferenças. Confira:

  • Condições mais favoráveis, com juros menores;
  • Maior facilidade na aprovação;
  • Liberação rápida;
  • Valores de crédito mais flexíveis.

Vale a pena antecipar o 13º salário?

Ainda que apresente algumas vantagens, a antecipação do 13º salário deve ser uma decisão consciente, tomada em situações emergenciais. Isso quer dizer que se não há algum problema financeiro que precisa ser resolvido, não é uma boa medida contratar um empréstimo só para ter o dinheiro mais rápido.

De acordo com analistas, a antecipação pode ser uma saída em casos imprevistos, como despesas inesperadas com saúde, conserto da casa, dívida que precisa ser paga para não aumentar demais com juros, entre outras. 

Nesse sentido, é preciso, primeiramente, avaliar quais são as condições antes de optar pela modalidade de crédito. Além disso, é recomendado ter em mente um planejamento para as despesas e, assim, ter a certeza de que o empréstimo poderá ser quitado.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com