Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

13º salário do INSS deve passar por mudanças; entenda como vai funcionar

Nos últimos anos, o pagamento do 13º salário do INSS passou por algumas mudanças e pode ser alterado novamente agora. Saiba mais!

O 13º salário pago aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado nos últimos anos, durante o governo Bolsonaro, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19. No entanto, com o arrefecimento da crise sanitária e com a mudança do governo, é provável que essa situação seja alterada.

De 2020 a 2022, o valor adicional foi depositado no primeiro semestre do ano, de forma integral, ou seja, o valor cheio caiu de uma só vez. Porém, nem sempre foi assim, já que o decreto que trata sobre o pagamento determina que os depósitos sejam realizados em duas parcelas. 

Vale ressaltar que até o momento o governo Lula ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Mas é uma possibilidade que os pagamentos retornem às condições normais. 

Pagamentos do 13º salário do INSS

Ainda que não tenha sido confirmado, o calendário de pagamentos normais  já foi liberado pela autarquia. Caso siga o decreto atual, as duas parcelas devem ser pagas em agosto e novembro deste ano, sendo que a primeira corresponde a 50% do valor total. 

O cronograma do instituto para os depósitos é dividido entre os segurados que recebem o equivalente a um salário mínimo e aqueles que recebem um valor superior ao piso nacional. Nesse sentido, confira como ficam os pagamentos para cada grupo nos meses de agosto e novembro.

  • Valor igual a um salário mínimo (1ª parcela): do dia 25 de agosto ao dia 8 de setembro;
  • Valor superior a um salário mínimo (1ª parcela): do dia 1º de setembro ao dia 8 de setembro;
  • Valor igual a um salário mínimo (2ª parcela): do dia 24 de novembro ao dia 7 de dezembro;
  • Valor superior a um salário mínimo (2ª parcela): do dia 1º de dezembro ao dia 7 de dezembro. 

Quem recebe o 13º salário?

O 13º salário do INSS é destinado a todos os aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia que passaram a receber os pagamentos a partir do mês de maio. 

A exceção é para os brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio social do governo pago pelo instituto, e também para os cidadãos que contam com a Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Crédito com as menores taxas para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: rafapress / shutterstock.com