Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

13º salário: veja como usar o dinheiro para pagar dívidas

A primeira parcela do 13º salário começa a ser paga no mês de novembro. Veja como usar este dinheiro para pagar suas dividas

Novembro já chegou, e muita gente já começa a pensar nas possibilidades de uso do 13º salário. Afinal, a primeira parcela do salário extra pode ser paga até o dia 30 de novembro. O abono corresponde a 50% do valor total do salário e a empresa faz o depósito do valor sem qualquer tipo de dedução. Então, para saber mais sobre algumas formas de usar seu 13° salário para pagar suas dívidas, confira a seguir.

13º salário: veja como usar o dinheiro para pagar dívidas

Assim, com a chegada deste mês, você já pode começar a fazer planos sobre como usar esse dinheiro e uma boa forma para você utilizar o 13º salário é para quitar dívidas pendentes. Segundo levantamento da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, em setembro, 79% das famílias brasileiras estavam endividadas. Enquanto isso, 30% delas estavam com alguma dívida em atraso.

Se você decidir usar o 13º salário para pagar suas dívidas, o foco a curto prazo deve ser para as que possuem os juros mais altos. Como a dívida do cartão de crédito, por exemplo. Além disso, é importante priorizar dívidas mais urgentes, como aquelas em que você deixou um bem como garantia, ou que podem levar à inadimplência.

Por fim, uma dica muito importante, antes mesmo de realizar o pagamento, é tentar renegociar suas dívidas para quitá-las de forma integral. Isso pode garantir a você descontos atrativos sobre o valor total. Muitos conseguem o benefício adiantando o pagamento de parcelas com o 13º salário, por exemplo. Também fique atento a dívidas com juros maiores, como os do cartão de crédito, que possuem uma taxa de juros média de 14% ao mês.

Então, fique de olho nas condições oferecidas para quitar dívidas com o seu 13º salário, e participe de feirões que facilitam essa negociação, como os feirões do Serasa Limpa Nome. Também tente estreitar a relação com o banco e buscar negociar o pagamento de pendências. Em geral, isso gera bons resultados!

Imagem: Gabriel_Ramos/shutterstock.com