Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

14º salário: Antecipação do 13º do INSS pode liberar esse extra?

A antecipação do 13º salário traz a tona o debate com relação à chance dos segurados do INSS terem direito a um 14º salário no fim do ano.

0

Na última quarta-feira (07), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pagou o último lote da antecipação do 13º salários aos aposentados e pensionistas. Com a medida de antecipação, o governo está injetando cerca de R$ 52 bilhões na economia, em um momento delicado de pandemia. Diante disso: há a possibilidade de um 14º salário? Confira abaixo. 

14º salário: Antecipação do 13º do INSS pode liberar esse extra?

A antecipação do 13º salário traz a tona um debate de 2020, com relação à chance de os segurados do INSS terem direito a algum abono extra no fim do ano. Ou seja, como uma espécie de 14º salário. A intenção desse extra seria auxiliar os aposentados e pensionistas descapitalizados no fim do ano.

O debate sobre a criação desse extra no fim do ano aos segurados do INSS, como uma espécie de 14º salário, surgiu em 2020. Uma Sugestão Legislativa (SUG) ganhou grande apoio popular, e depois se transformou no Projeto de Lei 3657/20.

Ainda em 2020, a medida não avançou para o cenário de votação no Congresso Nacional. Dessa forma, o segurado não recebeu esse possível 14º salário. Entretanto, o projeto ainda pode ser apreciado e votado em 2021. Mas será que existem chances de a medida passar adiante?

Para responder essa pergunta é necessário levar em conta um ponto importante. Assim como em 2020, até o momento a ideia do 14º salário ainda não conseguiu apoio parlamentar. Outro ponto a ser considerado, é que a liberação do 13º acarreta em um gasto de mais de R$ 50 bilhões ao governo. Dessa forma, é difícil haver a possibilidade de um 14º salário. 

Por fim, não existem estudos suficientes que demonstram a real necessidade da liberação de um 14º salário. Também não há pesquisas que apontem ser possível achar recursos para disponibilizar o benefício. Dessa forma, a medida não deve avançar. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: rafapress / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -