Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

2° via do CPF: saiba como solicitar sem sair de casa

Descubra como solicitar a segunda via do Cadastro de Pessoa Física (CPF) sem precisar sair de casa, usando apenas o celular ou computador.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) serve para identificar os indivíduos brasileiros. Ao fazer o seu cadastro, o cidadão recebe uma sequência de 11 dígitos que será sua por toda vida. Caso venha a perder o documento, a pessoa pode emitir a segunda via, de maneira rápida e segura, sem tanta burocracia. Veja como!

2° via do CPF: saiba como solicitar sem sair de casa

A solicitação de emissão do CPF pode ser realizada por meio do aplicativo CPF Digital (disponível para Android e iOS). No entanto, as pessoas que não declararam o Imposto de Renda nos últimos 2 anos devem acessar o site da Receita Federal para conseguir o documento.

Os cidadãos que apresentaram declaração do IR em pelo menos um dos últimos dois anos podem conseguir o comprovante por meio do portal eCac. Na página, basta realizar o login e inserir o código de acesso do Gov.br.

Contudo, caso tenha perdido ou esquecido o número do CPF, recomenda-se que o cidadão tente, em um primeiro momento, encontrar a numeração em outro documento como RG e CNH. A consulta também pode ser realizada por e-mail. Veja a tabela abaixo.

Consulta CPF por e-mail

RegiãoEstadoE-mail
Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins[email protected]
Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima[email protected]
Ceará, Maranhão e Piauí[email protected]
Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte [email protected]
Bahia e Sergipe[email protected]
Minas Gerais[email protected]
Espírito Santo e Rio de Janeiro[email protected]
São Paulo[email protected]
Paraná e Santa Catarina[email protected]
10ªRio Grande do Sul[email protected]
ExteriorLocais fora do Brasil[email protected]

Quem pode emitir o CPF

O CPF pode ser solicitado por qualquer pessoa que mora no país ou no exterior. Não há idade mínima para emiti-lo, apenas é necessário apresentar:

  • Documento de identificação com foto;
  • Título de eleitor;
  • Documento referente ao alistamento militar
  • Certidão de nascimento; ou 
  • Certidão de casamento.

Menores de 16 anos precisam apresentar documento de identificação com foto do responsável e também um comprovante de tutela ou guarda. Já os jovens entre 16 e 17 apenas precisam ter em mãos o documento de identificação com foto do responsável.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com