Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

20 países mais honestos do mundo; o Brasil está na lista?

Ranking recém lançado aponta os países mais honestos do mundo. Saiba quais são as 20 primeiras nações e se o Brasil aparece na lista!

Recente levantamento divulgado aponta o ranking dos países mais honestos do mundo. A pesquisa foi elaborada pela organização Transparência Internacional e avaliou os níveis de corrupção das nações de 0 a 100, sendo que as grandes pontuações indicam um menor Índice de Percepção da Corrupção.

Ao todo, 180 países foram avaliados e muitas posições apresentaram empates nas pontuações. Desse modo, siga na leitura para conhecer os países e saber a posição do Brasil.

Os países mais honestos do mundo

Um dos indicativos de baixo nível de corrupção é a alta qualidade de vida dos cidadãos. Cabe adiantar que, apesar de nações atingirem altas pontuações, provando estar entre as mais honestas do mundo, nenhuma delas chegou de fato aos 100 pontos mostrando-se inteiramente livre da corrupção.

Veja, abaixo, o ranking dos 20 países mais honestos do mundo: 

  1. Dinamarca: 90 pontos
  2. Finlândia e Nova Zelândia: 87 pontos
  3. Noruega: 84 pontos
  4. Singapura e Suécia: 83 pontos
  5. Suíça: 82 pontos
  6. Holanda: 80 pontos
  7. Alemanha: 79 pontos
  8. Irlanda e Luxemburgo: 77 pontos
  9. Hong Kong: 76 pontos
  10. Austrália: 75 pontos
  11. Canadá, Estônia, Islândia e Uruguai: 74 pontos
  12. Bélgica, Japão e Reino Unido: 73 pontos

Confira a posição do Brasil no ranking geral 

A essa altura do texto já foi possível perceber que o Brasil não está entre os mais honestos do mundo. Infelizmente, caro leitor, qualquer expectativa de que nosso país apareça pouco depois da 20° nação da lista deve ser quebrada. 

Com 38 pontos, o Brasil aparece na posição 94, longe dos possíveis 100 pontos que indicariam baixos índices de corrupção. O país divide a colocação com a Argentina, Etiópia, Marrocos e Tanzânia.

No levantamento anterior, o Sudão do Sul era o classificado com maior índice de corrupção do mundo. No entanto, dessa vez o título fica com a Somália, que marcou apenas 12 pontos na pesquisa.

Imagem: Kbuconi / shutterstock.com