Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

2024 em ordem: saiba como fazer um orçamento familiar

O orçamento familiar pode ser uma boa opção para regularizar e organizar a situação financeira. Entenda como fazer!

Se você tem encontrado dificuldades para se organizar financeiramente, ou simplesmente deseja melhorar seu controle dos gastos, pensar em um orçamento familiar pode ser a chave para isso. O processo pode levar algum tempo, é verdade, mas os benefícios de ter suas finanças bem organizadas e saber exatamente para onde seu dinheiro está indo são enormes.

Não se trata apenas de saber quanto e onde você gasta por mês. Criar um orçamento familiar é mais do que isso. É a oportunidade de trocar a culpa de compras impulsivas pela tranquilidade de ter suas despesas previamente planejadas.

Como fazer um orçamento familiar simplificado?

Entenda que a complexidade de um orçamento familiar pode variar. Se essa é a primeira vez que você está tentando elaborar um orçamento, a sugestão é começar de forma simples e com o tempo, adicionar mais detalhes. 

A ideia de um orçamento é trabalhar com o saldo zero. Ou seja, seus rendimentos devem ser iguais à soma das despesas e valores destinados à poupança.Uma ferramenta útil para criar seu orçamento é o Excel.

Desse modo, insira seus rendimentos mensais na primeira coluna do orçamento familiar. As despesas previstas, como eletricidade, água, transportes, prestação da casa, mesmo gastos com alimentação e vestuário, devem constar nas próximas duas colunas. Aqui, você também deve incluir quanto pretende poupar e estabelecer uma categoria para possíveis imprevistos. 

blocos com símbolo de dinheiro, cortados em um ponto com bloco com símbolo de tesoura
Imagem: Andrii Yalanskyi / Shutterstock.com

Como manter o controle do orçamento?

A quarta coluna do Excel do orçamento familiar deve ser reservada para o detalhamento dessas despesas ao longo do mês. Sendo assim, o conselho é que atualize diariamente, para facilitar o controle dos gastos. Aqui, o objetivo é evitar desvios do planejado. 

Se você estiver gastando mais do que o programado em uma categoria, você pode equilibrar essa situação quebrando a partir da categoria de imprevistos. Assim, no fim do mês, ao analisar o orçamento, você terá uma visão clara de onde seu dinheiro foi investido.

Imagem: Andrii Yalanskyi / Shutterstock.com