Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Digital em 2024: saiba o que muda na poupança do trabalhador

O FGTS Digital será lançado a partir do ano que vem e tende a facilitar o acesso ao fundo pelos trabalhadores. Entenda!

Os profissionais de empresas de todo o Brasil estão em fase de adaptação a uma nova plataforma digital, lançada pelo governo, para simplificar o processo de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Chamada de FGTS Digital tem lançamento previsto para 2024.

O sistema apresenta grande valor para o Brasil, onde mais de 4,3 milhões de empregadores recolhem o fundo de cerca de 42 milhões de contas de trabalhadores, totalizando quase R$ 14 bilhões arrecadados mensalmente. As informações são do g1.

Quais as vantagens do FGTS Digital?

A inovação traz consigo uma promessa de maior eficiência. Isso porque a plataforma interliga os dados do E-social, sistema que concentra todas as informações contratuais para garantir os direitos do trabalhador. 

De acordo com as novas regras, a partir de 2024, a data de recolhimento do FGTS passará do dia 7 para o dia 20 de cada mês e o pagamento acontecerá unicamente através do Pix. Além disso, o valor continuará a ser depositado na mesma conta que o trabalhador possui na Caixa Econômica Federal.

Do lado dos empregadores, no novo sistema, as empresas terão a possibilidade de emitir guias de recolhimento, verificar os pagamentos realizados e débitos pendentes.

Veja também: BPC do INSS: saiba como receber o benefício a partir de fevereiro

Mão segurando celular com o app do FGTS aberto
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Por que é importante a implantação?

O FGTS, além de servir como um fundo do qual os trabalhadores podem sacar o saldo em várias situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria ou tratamento de doenças graves, também financia políticas públicas, como saneamento básico e construção de moradias. Nesse sentido, o FGTS Digital surge como uma forma de garantir a eficácia desses recolhimentos.

Apesar da sua importância, existem ainda muitas empresas que deixam de efetuar o depósito. Até setembro de 2023, os auditores do Ministério do Trabalho emitiram 52.570 autos de infração por falta de recolhimento do fundo de garantia. No entanto, o governo acredita que, com a implementação do serviço, o índice de sonegação deverá diminuir significativamente.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com