Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3 dicas para proteger seu cartão de crédito em compras feitas na internet

Com o início da pandemia em 2020, as pessoas se viram obrigadas a fazer quarentena e, por isso, muitas mudaram o seu jeito de fazer compras. Ou seja, ao invés de ir até a loja ou supermercado, as pessoas passaram a pedir entregas e a fazer compras feitas na internet.

Com isso, as compras no varejo virtual se tornaram mais frequentes, e só em 2021, o e-commerce faturou R$ 161 bilhões – o que representa uma alta de 26,9% em relação a 2020. Já em comparação a 2019, houve uma alta de 113,9%. Além disso, o número de pedidos também cresceu e somou mais de 353 milhões de compras em 2021.

Com o avanço das compras feitas na internet, o número de golpes também aumentou no Brasil. A Confi, empresa que monitora vendas de setores virtuais, apontou que desde 2019, mais de 6,8 mil transações suspeitas foram denunciadas, totalizando mais de R$ 8 milhões em transações.

Diante disso, é fundamental saber como proteger o seu cartão de crédito nas compras feitas na internet. Sendo assim, confira abaixo, as dicas do especialista Felipe Píris para o site CanalTech.

É provável que você também goste:

Mastercard anuncia o primeiro cartão de crédito com limite em criptomoedas

O que é o golpe da falsa central de atendimento? Como se proteger?

Banco PAN confirma vazamento de dados de milhares de clientes

3 dicas para proteger seu cartão de crédito em compras feitas na internet

1 – Use o cartão virtual em compras feitas na internet

De acordo com Piris, usar o cartão de crédito virtual dá mais segurança ao usuário do que a versão física. Nessa modalidade, você pode configurar a versão digital para que ela exista de forma temporária, o que garante mais proteção aos seus dados.

“Muitos bancos e instituições financeiras dão a opção do cartão virtual temporário, que expira após utilização. Ele permite apenas uma compra, assegurando maior proteção no e-commerce”, informou Píris.

2 – Fique de olho na sua fatura

É importante sempre checar a fatura do seu cartão de crédito, para ter certeza de que não existe nenhuma compra suspeita na mesma.

Sendo assim, a orientação é ativar as notificações de apps de cartões sobre cada compra. E, se uma fraude ocorrer, entre em contato o mais rápido possível com a instituição financeira responsável pela emissão do produto.

3 – Não salve os suas informações pessoais no navegador

Ao realizar compras na internet, o navegador tem uma função de salvar dados pessoais e de cartão de crédito. Mesmo que pareça algo prático, o recurso pode trazer dor de cabeça aos consumidores. É dito isso pois esses dados podem ser acessadas por invasores cibernéticos, e, assim, comprometer os cartões de crédito que se encontram nesses softwares.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jirapong Manustrong / Shutterstock.com