Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é o golpe da falsa central de atendimento? Como se proteger?

0

Sabe quando o seu telefone toca e do outro lado da linha uma pessoa se apresenta como funcionária de uma instituição financeira, ou loja da qual você é cliente? E logo depois, essa pessoa fala sobre uma movimentação estranha na sua conta, e pede que você faça procedimentos ou confirme dados? É exatamente assim, que funcionam as ligações no golpe da falsa central de atendimento. Sendo assim, confira abaixo, como ele funciona e como se proteger.

É provável que você também goste:

FGTS: apps falsos aplicam golpe em usuários que consultam saque extraordinário

Golpe do Pix: pessoas “alugavam” contas para receber valores roubados

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

Para ganhar a confiança da vítima, os criminosos usam alguns dados. O primeiro deles é ter algumas das suas informações, tais como nome, data de nascimento ou dados sobre alguma transação que você fez.

Assim, logo no começo da ligação, ao confirmar alguns dados, a vítima acredita que está falando com o representante da instituição. Ademais, as abordagens variam, mas costumam gerar preocupação. Tais como uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, atualizações de segurança no aplicativo, tentativas de invasão.

Em suma, tudo isso pode ser um pretexto para que os golpistas extraiam dinheiro ou informações da vítima. Além disso, no golpe da falsa central de atendimento o criminoso deixa a vítima em pânico. E depois disso, ele pede que a pessoa faça operações na conta, seja pelo app do celular, por algum site ou na agência do banco.

E assim, na pressa, a vítima cai no golpe da falsa central de atendimento, e revela dados sensíveis ao golpista.

Como se proteger?

  • Se alguém ligar pra você, e pedir que confirme dados sensíveis, desligue a chamada;
  • Além disso, desconfie de ligações feitas para te ajudar com atualização no app ou no seu internet banking. As atualizações de segurança são automáticas. Ou seja, se alguém ligar para te ajudar nisso, tenha certeza que é um golpe da falsa central de atendimento;
  • Se você estiver com dúvida, desligue a chamada e busque contato com a central de atendimento da empresa através de canais oficiais, após 5 ou 10 minutos;
  • Por fim, se um suposto funcionário de banco te ligar e disser que houve um problema com uma movimentação sua e que a operação deve ser refeita, jamais transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguém que você não conhece.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: CameraCraft / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar