Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3° lote de restituição do Imposto de Renda disponível hoje (31); veja quem recebe

Cerca de 5,6 milhões de contribuintes serão beneficiados. Veja como consultar o 3° lote de restituição do Imposto de Renda 2023!

A Receita Federal libera o 3° lote de restituição do Imposto de Renda 2023 nesta segunda-feira (31). A liberação do órgão beneficiará cerca de 5,6 milhões de contribuintes, com o valor total podendo chegar a a R$ 7,5 bilhões.

Este lote se destaca dos demais já liberados pela Receita porque trata-se do primeiro a ser liberado para pessoas que não fazem parte de grupos prioritários. Sendo assim, devem receber valores os contribuintes (1.600.964 beneficiários) que entregam a declaração até o dia 23 de março. 

Veja quem recebe o 3° lote de restituição do Imposto de Renda

Ao todo, 5.632.036 contribuintes receberão o 3° lote de restituição do IR 2023. O número refere-se a idosos, pessoas com deficiência ou moléstia grave, utilizadores do modelo pré-preenchido, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, entre outros. Veja a quantidade de beneficiários por grupo:

  • 95.047 idosos entre 60 e 79 anos;
  • 16.536 idosos acima de 80 anos;
  • 9.740 pessoas com deficiência física, intelectual ou moléstia grave;
  • 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja a docência;
  • 3.879.049 pessoas sem prioridade legal e que usaram o modelo pré-preenchido ou optaram pelo recebimento da restituição via Pix;
  • 1.600.964 contribuintes sem prioridade legal, mas que declararam o IR até 23/03 (novidade do 3° lote).

Consulta e depósito do dinheiro

Portanto, para descobrir se é ou não um dos beneficiários do 3° lote de restituição, o contribuinte precisa realizar a consulta na página da Receita. Dessa forma, basta utilizar CPF e data de nascimento e informar o ano de exercício. Além disso, vale lembrar que lotes residuais de anos anteriores também são contemplados.

Por fim, o dinheiro cai na conta informado pela pessoa na entrega da declaração do IR. Além disso, o órgão também encaminha os valores via transferência Pix (apenas para chave CPF).

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com