Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3 mil trabalhadores vão perder o emprego por causa do Lula? Entenda a polêmica

É verdade que 3 mil trabalhadores irão perder seus empregos por causa do Lula? Saiba mais detalhes sobre essa história!

Uma história está circulando nas redes sociais nos últimos dias. Segundo algumas versões, as postagens dizem que 3 mil trabalhadores da Electrolux irão perder seus empregos por causa do Lula, atual Presidente da República.

Em um momento aflorado para muitas pessoas, principalmente em relação à economia, muitos fatores podem gerar preocupação. Porém, essa história é verdadeira, afinal? Descubra a resposta e saiba mais detalhes na sequência.

Funcionários da Electrolux irão perder o emprego por causa do Lula?

As postagens nas redes sociais têm as seguintes mensagens: “Electrolux fará cortes para reduzir os custos, mas não é a bruxa que está solta, é o Lula afundando o país mesmo”. Outra mensagem afirma que “Lula está desindustrializando o brasil. Electrolux anuncia demissão de mais de 3 mil funcionários”.

Usuários do Facebook e do X (ex-Twitter) ficaram preocupados com essas informações. Porém, a história apresenta vários indícios comuns às fake news. Trata-se, portanto, de textos com características vagas, alarmistas e que não são verdadeiras.

Pessoa sentada à mesa de uma empresa com a cabeça apoiada nas mãos após perder o emprego.
Imagem: TheCorgi / Shutterstock.com

Qual é a história por trás do boato?

Segundo a apuração do portal Boatos.com, a Electrolux, fabricante de eletrodomésticos, realmente decidiu demitir 3 mil funcionários em todo o mundo. Essas informações são do portal Bloomberg. Logo, por ser uma ação mundial, os funcionários não irão perder seus empregos por causa do Lula.

Inclusive, o motivo das demissões em massa da empresa diz respeito à fraca demanda dos consumidores pelos produtos da Electrolux. Ademais, não há informações exatas se esses cortes ocorrerão no Brasil, já que ela conta com fábricas em Curitiba (PR), em São Carlos (SP) e em Manaus (AM). 

Veja também:

Lula coloca Polícia Federal oficialmente na segurança presidencial; saiba mais

Por fim, a atuação da fabricante no Brasil só tende a aumentar, ou seja, o oposto da história que circula nas redes sociais. Isso porque a Electrolux está construindo uma nova fábrica em São José dos Pinhais (PR) com energia 100% renovável, o que irá motivar a contratação de mais colaboradores.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil