Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

30% dos aprovados no Concurso Unificado irão trabalhar em Brasília; entenda

Saiba mais sobre os locais das vagas do Concurso Unificado, onde será possível atuar, além de Brasília. Veja!

O Concurso Público Nacional Unificação (CPN), popularmente conhecido como “Enem dos concursos”, prevê uma série de contratações no mundo dos concursos. Dos novos servidores a serem efetivados, é esperado que pelo menos 30% deles sejam alocados para trabalhar em Brasília, totalizando 1.997 profissionais. São ao todo 6.640 vagas disponíveis, distribuídas em diversas localidades.

Grande parte das vagas ainda não possui local de lotação definida ou oferece a possibilidade de os aprovados trabalharem em diversas cidades do país, a ser revelado apenas no momento da nomeação. Em órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), com 502 vagas, há uma distribuição vasta, com a previsão de lotação em vários municípios da Amazônia Legal, Brasília, e Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre as vagas do Concurso Unificado

Logo do concurso unificado do Governo Federal
Imagem: Reprodução / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Concurso Unificado tem 895 vagas disponíveis. Assim, os servidores poderão trabalhar em diferentes cidades do Brasil, e não apenas nas capitais dos estados. A exceção é o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, que é exclusivamente para a cidade do Rio de Janeiro.

Entre as vagas disponíveis, temos, por exemplo:

  • Brasília: 1.997 vagas
  • Brasília ou Rio de Janeiro: 264 vagas
  • Rio de Janeiro: 45 vagas
  • Vagas restantes (previsão de três ou mais cidades): 4.334 vagas

Exigências e processo de seleção

As provas do Concurso Unificado serão no dia 5 de maio, em 220 cidades brasileiras. Todas as unidades federativas receberão o exame para a seleção dos novos servidores. Dessa maneira, o exame terá questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de questões dissertativas por área de atuação.

Veja também:

Qual conta remunerada paga mais: Nubank, Itaú, Banco do Brasil ou PicPay?

Por fim, as inscrições acontecerão entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para vagas de nível médio e de R$ 90,00 para vagas de nível superior. Haverá possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico, contemplados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como para doadores de medula óssea.

Imagem: Reprodução / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos