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4 direitos dos negativados que muitos não conhecem

Muito se fala sobre os serviços que deixam de ser oferecidos a pessoa negativada, mas pouco se sabe sobre seus direitos. Confira a lista.

Em seu último mapa de inadimplência no Brasil, a Serasa apontou que há mais de 70 milhões de brasileiros com o nome negativado. O número atual representa um aumento de mais de 600 mil pessoas inadimplentes. 

Muito se comenta sobre os serviços que não são fornecidos a pessoas negativadas. Tais como limites de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e afins. Com isso, muitos negativados acabam acreditando que não possuem seus direitos. 

Mas por outro lado, os negativados, assim como qualquer cidadão, possuem seus plenos direitos, não podendo, portanto, passar por algumas situações em razão de serem inadimplentes e estarem com o nome sujo. 

Essas situações não podem acontecer com negativados 

Antes de uma pessoa ter o nome negativado, ela precisa ser informada sobre tal situação. Posteriormente, com o nome restrito, ela deve procurar os seus direitos, caso esteja diante de algumas das situações citadas a seguir. 

Impedimento no uso do cartão de crédito 

Quando um cidadão já tem o seu cartão de crédito e acaba ficando com o CPF negativado, a instituição não pode impedir o uso desse cartão de crédito pelo motivo da restrição no nome. Essa situação só pode acontecer se estiver na cláusula do contrato de adesão do cartão de crédito.

Acordo entre as partes 

O consumidor inadimplente possui o direito de propor uma nova forma de pagamento da sua dívida através de acordos. Contudo, é necessário que haja um planejamento financeiro e a pessoa só deve aceitar as parcelas que realmente vai conseguir arcar com os custos. 

Acesso às informações 

O Código de Defesa do Consumidor institui que o fornecedor disponibilize todas as informações de maneira detalhada e precisa sobre a dívida do cliente, mesmo que não haja uma negociação entre as duas partes. 

Questionamento da dívida

Se essas informações fornecidas não forem coerentes e o consumidor identificar uma cobrança abusiva ou indevida, ele pode propor uma ação na justiça. Deste modo, as taxas de multa e de juros serão questionadas.  

Imagem: fizkes / Shutterstock.com / Edição: Equipe Seu Crédito Digital