Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

4 perguntas de entrevista de emprego que são mais perigosas do que parecem

Todas as perguntas em uma entrevista são relevantes, mas essas 4 podem ser mais decisivas do que você imagina. Veja como respondê-las!

A entrevista de emprego é um momento decisivo na conquista de uma vaga e que exige muita calma do candidato. Por saber da importância da seleção, ele procura impressionar o recrutador na hora das respostas e muitas vezes acaba se prejudicando por isso. 

Além das perguntas sobre o currículo, o entrevistador pode fazer perguntas para avaliar outros pontos do candidato e é aí que o entrevistado se mostra preparado ou não. Veja abaixo quais são essas perguntas e como respondê-las. 

Como responder a essas perguntas na entrevista de emprego? 

O recrutador pode perguntar o motivo da sua saída da última empresa em que trabalhou. Ele já sabe das possíveis respostas e consegue identificar quando o candidato está mentindo ao dizer que a empresa passou por uma reestruturação, então seja honesto quanto ao real motivo e não tente enganá-lo. 

Outra pergunta muito comum em entrevistas de emprego, é sobre os pontos fortes e pontos fracos do candidato. Não existe uma resposta certa ou errada, mas nunca diga que é difícil falar de si mesmo. É esperado que um adulto reconheça os seus próprios defeitos e qualidades. Então, ao respondê-la, cite-os de forma honesta e diga que está trabalhando para melhorar os pontos fracos. 

Mesmo que você não cite no currículo os idiomas que você domina ou estuda, o recrutador pode perguntar sobre o nível de inglês. Mais uma vez, você deve ser sincero ao responder essa pergunta. Se você disser que é fluente, ele pode pedir para que algo seja dito usando o idioma e até mesmo conduzir a entrevista em inglês. 

Nesse caso, ao perceber que o candidato está gaguejando ou que não compreende o que é falado, ele vai perceber que você mentiu. 

Baseado no currículo, o entrevistador também pode perguntar qual foi a participação do candidato em algum projeto citado no documento, além de questionar a quem o entrevistado se reportava. Assim, o recrutador saberá qual era a sua real atuação no projeto e sua proximidade com a estratégia de negócio. 

Fique sempre atento

Durante a entrevista, seja sempre sincero, a começar pelo currículo. Todas as informações prestadas ali podem ser questionadas pelos recrutadores e uma mentira pode ser descoberta facilmente. 

Todas as perguntas têm o potencial de eliminação, então mantenha a postura e responda de maneira simples e direta aos questionamentos do entrevistador. Qualquer vacilo pode ser crucial para a conquista da vaga.

Imagem: Studio Romantic / Shutterstock.com