Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

4 tipos de golpe do WhatsApp diferentes são revelados; saiba como evitá-los

O Whatsapp pode ser bastante usado na aplicação de golpes, mas conhecendo-os é possível se proteger. Confira!

O WhatsApp é um dos principais aplicativos de troca de mensagens do mundo, trazendo comodidade e facilidade no dia a dia. No entanto, além do lado positivo, a ferramenta também pode ser utilizada para aplicar golpes. Esse tipo de golpe afeta grande parte da população pela proximidade com os contatos da vítima.

Os golpes aplicados pelo WhatsApp estão cada vez mais modernos, por isso, é importante saber como eles funcionam para se proteger. Pensando nisso, separamos alguns tipos de golpes comuns e a melhor forma de evitá-los. Confira:

Os perigos dos golpes no Whatsapp

Os golpes no WhatsApp são uma grande ameaça à segurança digital. Dessa forma, os criminosos utilizam várias táticas para enganar os usuários, prometendo prêmios, oportunidades de negócios falsas ou informações sensacionalistas.

A informação é a principal proteção contra golpes. Por isso, é fundamental que os usuários estejam cientes dos riscos, evitem interações suspeitas e relatem atividades suspeitas para evitar cair em golpes no WhatsApp.

Golpe do empréstimo pelo Whatsapp

Neste golpe, um criminoso se disfarça como um conhecido da vítima, afirmando que mudou de número e precisa de dinheiro emprestado. Assim, ele alega uma situação de emergência. O criminoso promete reembolsar o valor em breve, mas na verdade desvia o dinheiro e desaparece.

Veja também:

Itaú: após o pagamento, quanto tempo leva para o limite ser liberado no cartão empresarial?

Para evitar esse tipo de golpe, é importante restringir o acesso às suas fotos apenas para pessoas em seu círculo de contatos. Siga estas etapas:

  1. Inicie o WhatsApp e vá para Configurações;
  2. Acesse Conta e, em seguida, Privacidade;
  3. Selecione a opção “Foto do perfil” e escolha “Meus contatos” como configuração de privacidade.

Golpe do Whatsapp clonado

Nesta fraude, os golpistas se passam por empresas e oferecem oportunidades que parecem tentadoras. O impostor solicita à vítima que insira um código enviado por ele, alegando ser para confirmação, atualização ou autenticação de algum cadastro e rouba os dados da vítima. Para evitar esse golpe:

  1. Abra o WhatsApp e acesse Configurações;
  2. Vá para Conta, em seguida, escolha Confirmação em duas etapas e ative-a;
  3. Digite um código PIN de seis dígitos e confirme;
  4. Pode inserir um endereço de e-mail ou optar por pular (é recomendável fornecer um e-mail para redefinir a verificação, se necessário, e manter sua conta segura);
  5. Avance e confirme o endereço de e-mail, depois toque em Salvar ou OK.

Golpe do resgate de dinheiro

O Banco Central apresentou uma ferramenta que possibilita aos cidadãos verificar possíveis fundos esquecidos em instituições financeiras. No entanto, criminosos a têm usado para enganar as pessoas com links falsos para obter informações pessoais quando o usuário clica no link, com potencial para instalar malware no dispositivo.

Para verificar seu saldo, acesse o site oficial. Não use outros links. Caso seja solicitado após o acesso ao sistema oficial e apenas se você não indicar uma chave Pix para a transferência, pode ocorrer um contato da instituição financeira sobre os valores.

Golpe do Pix agendado

De acordo com o Banco Central, o suposto golpe do Pix agendado não existe na prática, pois a dinâmica não é viável. Assim, uma vítima receberia uma notificação de um Pix agendado por um desconhecido, que depois alega ter cometido um erro e solicita o reembolso. No entanto, o BC esclarece que essa manobra não é factível.

Imagem: oasisamuel / shutterstock.com