Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lucros do FGTS: veja se você tem direito ao próximo pagamento

A distribuição de lucros do FGTS em 2024 já começa a ganhar definição pela Caixa; saiba quem poderá receber!

Anualmente, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) passa por um processo de correção monetária, que ajusta os valores conforme os índices em vigor, resultando em um aumento do saldo, conhecido como o lucro do FGTS. O governo, por meio da Caixa Econômica Federal, libera esse lucro anualmente.

O ciclo de 2023 se encerrou com a última distribuição de lucros do FGTS em julho. Agora, os próximos pagamentos aos trabalhadores serão realizados ainda em 2024. Abaixo, você irá encontrar mais informações sobre como esses valores chegarão nas contas dos brasileiros.

Já há datas definidas para a distribuição dos lucros do FGTS?

A distribuição dos lucros do FGTS aos trabalhadores ainda não tem datas exatas definidas, mas a Lei nº 13.446, em 2017, estabeleceu que o pagamento deve ocorrer em agosto. Por isso, é necessário que o depósito dos valores aos trabalhadores aconteça até o dia 31 de agosto de 2024.

A Caixa Econômica Federal irá realizar o repasse automaticamente nas contas dos empregados com carteira assinada no regime CLT. Por isso, não será preciso fazer nenhuma solicitação para receber os valores dos lucros do FGTS, sendo feito de forma automática.

Veja também: Saiba como DOBRAR o limite de crédito no Nubank

Quem poderá receber os valores?

Logo Caixa na tela de um celular.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Todo trabalhador que possuir saldo em sua conta do FGTS em 31 de dezembro de 2023 terá direito a receber a parcela dos lucros. Até mesmo aqueles que tenham sacado todos os valores do Fundo de Garantia terão direito. A quantia a receber está diretamente relacionada ao saldo do trabalhador; quanto maior o saldo, maior será o montante a que ele terá direito.

Por isso, é fundamental manter-se informado sobre as regras, cronogramas e eventuais mudanças na distribuição desses lucros, através do site oficial do FGTS, pois o processo pode sofrer alterações e ainda terá o seu calendário oficial de pagamento liberado.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com