Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

4 truques para cobrar dívida de amigo sem perder a amizade

Estão te devendo? Saiba como cobrar a dívida de um amigo com esses 4 truques de maneira a ser mais tranquilo e assertivo!

O ato de cobrar uma dívida, principalmente de alguém próximo, como um amigo, sempre tem o potencial de se tornar uma situação desconfortável. No entanto, existem estratégias e truques que podem auxiliar nesse processo.

Ainda que possa ser uma situação desconfortável, há maneiras de lidar com essa questão sem causar estragos em uma relação. O principal é saber como se expressar de maneira clara e respeitosa, para que o devedor entenda e não se sinta atacado ou ofendido.

Como cobrar a dívida de um amigo?

A imagem mostra uma pessoa segurando uma carteira, mostrando que não há dinheiro nela. Na mesa, abaixo da carteira, há dois cartões de crédito e um boleto no lado direito da imagem.
Imagem: Yingzaa_ST/ Shutterstock.com

Na hora de cobrar a dívida de um amigo, seja ela por um dinheiro emprestado ou por um serviço realizado, a abordagem inicial é de suma importância. Trata-se de um momento delicado, onde a escolha das palavras faz toda a diferença. Para tanto, a primeira dica é: fale de maneira clara e objetiva, sem rodeios sobre o assunto.

Veja também:

Guia prático de como gerar um link de pagamento

Por muitas vezes, a pessoa que precisa fazer a cobrança pode se sentir desconfortável para abordar a situação, causando uma volta desnecessária na conversa. Explique a situação e proponha uma solução. Quanto à forma de se expressar, o tom usado na conversa também é um fator importante.

O segundo truque é: a cobrança deve ser feita de modo respeitoso e repleto de empatia. Caso haja dificuldade de pagamento, é válido oferecer uma opção de parcelamento ou, com base em acordos prévios, propor um novo prazo. Em casos em que a pendência está desfazendo um relacionamento próximo, seja de amizade ou familiar, é aconselhável levar a conversa por um caminho mais tranquilo e informal, para que não haja animosidades.

Veja outros 2 truques para te ajudar

Durante a cobrança da dívida para um amigo, existem os “fazeres”, e também os “não-fazeres”. Nunca deixe o prazo para a definição do devedor. Estipule a quantia e o prazo máximo para você receber os valores. Por outro lado, jamais tente pressionar ou humilhar o devedor por meio de exposição em redes sociais ou atitudes agressivas.

Por fim, em quarto lugar, podemos ressaltar que, em alguns casos, pode não funcionar, mas você não deve desistir. Nestes casos, o caminho é optar pela cobrança judicial. Para isso, é necessário juntar todos os comprovantes da dívida e a não quitação do débito.

No fim, todo o processo cobrar dívidas, principalmente de amigos, é uma tarefa que exige cautela. Com educação, empatia e assertividade, existe uma chance maior de que a situação seja solucionada sem prejudicar a relação existente.

Imagem: Yingzaa_ST/ Shutterstock.com