Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Bari dá 5 dicas para organizar as suas finanças pessoais

Saber cuidar das finanças pessoais é fundamental sempre, mas principalmente em momentos

0

Contar com uma grande entrada de dinheiro para começar a concretizar os sonhos sem dúvida é algo arriscado e pode comprometer a realização desse objetivo. Para garantir a realização de projetos, é muito mais seguro contar apenas com a própria renda e organizar as finanças para economizar, poupar e investir.

É provável que você também goste:

Confira 3 livros essenciais sobre educação financeira

Cinco lições sobre educação financeira que a pandemia nos trouxe

Como contratar o Algo+, serviço do Santander que automatiza investimento em ações

Para tanto, muitos precisam passar por uma verdadeira transformação financeira, que nada mais é do que planejamento e comprometimento com as metas traçadas. Para iniciar essa transformação, no entanto, é necessário mudar alguns hábitos e adquirir outros.

Em sua plataforma de educação financeira, o Banco Bari separou 5 dicas para conquistar os objetivos com organização. Sendo assim, confira a seguir 5 dicas do Banco Bari para você organizar as suas finanças.

5 dicas do Banco Bari para organizar as finanças

1- Transforme sonhos em metas e planeje

Em primeiro lugar, é indispensável transformar sonhos em metas. Mas, ao contrário dos sonhos, as metas são objetiva. É necessário definir detalhes práticos do sonho, como, por exemplo, a quantia de dinheiro necessária e quanto é possível guardar por mês, o que permite visualizar como e quando poderá realizá-lo.

2- Zere as dívidas

Antes de começar a pensar em viajar, juntar dinheiro ou comprar bens, é importante zerar as dívidas, pois consomem boa parte da renda. Essa deve ser a primeira meta: quitar tudo ou liberar o orçamento mensal substituindo dívidas mais caras por mais baratas, com taxas de juros mais baixas e parcelas menores.

Conversar com credores e buscar descontos para pagamento à vista ou parcelado são alguns caminhos. Importante incluir esses gastos no planejamento financeiro, registrando todos os detalhes.

3- Aprenda a lidar melhor com suas finanças pessoais

Para não fazer novas dívidas e seguir com as metas traçadas, a terceira dica para organizar as suas finanças é aprender a lidar com o dinheiro. Não basta anotar tudo em planilhas ou aplicativos, é necessário mudar a forma como se relaciona com as finanças.

“E a regra de ouro é: nunca gaste mais do que ganha. Pode parecer uma dica boba, mas essa é a grande causa do endividamento das famílias, que atingiu a média de 66,5% em 2020, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio (CNC)”, indica Rodrigo Pinheiro, CEO do Banco Bari. Por isso, é fundamental reduzir as despesas e respeitar o orçamento mensal. Para isso, cortar gastos desnecessários, mesmo que seja preciso mudar alguns hábitos, é decisivo.

4- Renda extra

Em casos que já foi feito tudo ao alcance para reduzir os gastos mensais e, mesmo assim, não conseguir guardar dinheiro o suficiente para a meta, é hora de ganhar dinheiro extra. Conseguir trabalhos freelancers é uma alternativa e capitalizar algumas habilidades também pode render dinheiro extra. Criar produtos artesanais, se tiver habilidades manuais, ou vender itens gastronômicos, se cozinhar é o forte, são alguns exemplos.

5- Invista

Com as metas traçadas, dívidas quitadas e a conta no positivo, é hora de movimentar o dinheiro parado na conta corrente. Invista! Existem ótimos produtos de Renda Fixa que oferecem segurança e rentabilidade. “É importante conhecer o seu perfil de investidor, pois é isso que vai dizer até onde você está seguro para ir e qual o melhor modelo de aplicação para você”, finaliza Rodrigo Pinheiro.

Sobre o Banco Bari

Especializado em crédito com garantia, o Banco Bari pertence ao Grupo Barigui, tradicional grupo financeiro de Curitiba e o maior revendedor de automóveis novos e seminovos do Sul do Brasil. Há dois anos, o Banco Bari recebeu a licença de banco múltiplo, já concedeu mais de R$ 1 bilhão em crédito imobiliário e tem mais de R$ 5 bilhões em crédito securitizado. Se você quiser saber mais sobre o Banco Bari, então acesse o site oficial.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Rido / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...