Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 piores bancos do Brasil são revelados pelo Reclame Aqui; o pior de todos vai te surpreender

Descubra quais são os cinco bancos que têm a pior avaliação dos clientes no Reclame Aqui e entenda a pontuação.

O Reclame Aqui permite que consumidores compartilhem suas experiências com empresas. Fundado em 2001, o site é uma verdadeira referência para os consumidores que desejam expressar suas reclamações sobre produtos ou serviços.

Nesse sentido, a má prestação de serviços por parte dos bancos é uma questão que afeta muitas muitas pessoas, e parte delas usam o site de para fazer suas queixas. Sendo assim, os cinco piores bancos do país foram revelados pelo Reclame Aqui; confira quais são. 

Logo do site Reclame Aqui
Imagem: reprodução / reclameaqui.com.br

Bancos com mais reclamações

  • Nação BRBFLA –  O banco ocupa o quinto lugar da lista, tendo a avaliação 5.6 de 10. De duas quase 1700 relações, os clientes afirmam que 56,8% delas foram revolvidas. Contudo, 39% deles ressaltam que não voltariam a fazer negócio;
  • Paschoalotto Serviços Financeiros – Sua pontuação de 5.8 é considerada ruim em vista dos 10 que se pode alcançar.  Em meio há pouco mais de 3 mil queixas, 99,9% delas foram respondidas, enquanto 67% foram solucionadas;
  • BRB – Banco de Brasília – Com uma nota de 5.7/10, o Banco de Brasília tem 77,7% das 3.310 contestação respondidas e uma parte significativa de 43,2% dos clientes voltariam a fazer negócio com o banco. Além disso, 64,5% dos clientes tiveram uma solução;
  • Banco Original – Sua nota de 5.2 foi calculada através de mais de 5 mil reclamações. 96,5% dos clientes são respondidos, contudo, menos de 30% voltariam a contratar algum serviço. Ademais, 56,6% das reclamações foram resolvidas;
  • Caixa Econômica Federal –  A instituição federal está como o pior banco de acordo com o Reclame Aqui. Com quase 20 mil reclamações no período de seis meses, a instituição não é recomendada, portanto, não possui nota. Nem metade das reclamações de seus clientes são atendidas, e por isso, não é possível ter os índices.

Como o Reclame Aqui define a pontuação?

As notas são baseadas nas avaliações dos consumidores que utilizaram a plataforma para registrar suas reclamações. Eles têm a oportunidade de atribuir uma nota entre 1 e 10. Nesse sentido, o Reclame Aqui utiliza uma média ponderada.

Veja também:

Pessoa mais rica do Brasil é uma mulher; saiba quem é ela e como enriqueceu

Isso significa que empresas com um maior número de avaliações têm um peso maior na nota final, enquanto empresas com menos avaliações têm um peso menor.

As reclamações são classificadas em categorias, como “Respondidas”, “Não Respondidas” e “Atendidas”. Por fim, o índice de resolução também ajuda o site a chegar nas pontuações.

Imagem: Sharaf Maksumov/shutterstock.com