Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 razões para o banco descontar o dinheiro da sua conta inesperadamente

Tarifas, débito em conta e atrasos são alguns dos principais motivos para o dinheiro sair da sua conta sem você saber

Geralmente, sua conta corrente está protegida contra saques de dinheiro indevido. No entanto, há algumas exceções, e sob certas situações, o banco pode sacar dinheiro da sua conta corrente, e provavelmente você autorizou praticamente sem saber. Aqui vamos falar de cinco razões para o banco descontar o dinheiro da sua conta sem notificá-lo.

Isso já aconteceu com muita gente, inclusive comigo mesmo, de acessar a conta corrente ou poupança e se deparar com um valor bem menor do que o esperado.

A princípio, a primeira reação do cliente quando o banco descontar o dinheiro da sua conta de forma inesperada é entrar em contato com seu gerente para reclamar do problema, ou com o suporte do banco, nos casos de bancos digitais.

Mas muitas vezes ocorre que o dinheiro foi descontado de alguma forma legal, ou seja, sem perceber você havia dado autorização para o banco. Aqui vamos conhecer quais são esses casos e como você pode se prevenir.

Primeiramente, saiba que o banco não pode o banco descontar o dinheiro da sua conta sem a sua autorização. Se os valores foram descontados sem a sua autorização, entre em contato com seu gerente ou suporte do banco, e caso a situação não seja resolvida, procure o Procon da sua cidade.

1. Tarifas

Existem diversas tarifas que permitem ao banco descontar o dinheiro da sua conta. Vejas as principais taxas cobradas de uma conta:

  • Taxa de manutenção da conta; 
  • Anuidade do cartão de crédito;
  • Taxa de movimentações como saques e transferências;
  • Impostos como IOF (quando você faz uma compra internacional).

Uma das formas de ter controle sobre esses descontos é sempre estar atento ao seu extrato bancário, que deve explicar direitinho cada centavo descontado da sua conta.

Outro detalhe que você deve estar atento é que existem atualizações das taxas cobradas pelo banco a cada período, portanto, pode haver um aumento na taxa de manutenção da conta, na anuidade do cartão, etc. 

Além disso, existem contas que podem ter taxa de manutenção ou anuidade do cartão grátis por um determinado período, e depois passam a ser cobradas.

2. Débito em conta

Muitas pessoas optam por pagar suas contas no débito em conta, devido a praticidade de evitar filas em bancos ou casas lotéricas e para não correr o risco de esquecer de pagar, e acabar atrasando.

Mas as vezes é possível esquecer de uma conta que foi colocada nesta modalidade de pagamento, e acabam se assustando depois de ver o o banco descontar o dinheiro da sua conta.

E não são poucas as contas que podem ser pagas no débito em conta. Alguns exemplos de contas que podem ser colocadas em débito automático são:

  • Contas como água, luz;
  • Condomínio;
  • Internet;
  • Telefone; 
  • Pagamentos de serviços online (Netflix, Deezer, Spotify, Amazon Prime, etc.).

Quando você coloca essas contas do débito automático, elas são descontadas no dia do seu vencimento.

E quando há uma atualização de valores, você pode acabar se assustando com seu saldo, mas, mais uma vez, recomendamos antes de mais nada, analisar o extrato da conta bancária para entender a cobrança.

3. Cheque especial

Aqui está um grande motivo de o banco descontar o dinheiro da sua conta. Se você tem cheque especial, as cobranças que excederem seu saldo serão descontados deste seu limite, e além do mais, o cheque especial tem juros.

Se você acabar esquecendo, pode acabar se deparando com uma dívida muito maior, devido a esses juros do cheque especial.

E porque o cheque especial tem juros? Bom, essa modalidade de crédito nada mais é do que um tipo de empréstimo. E é preciso ter muito cuidado, pois os juros do cheque especial são um dos mais altos do mercado. Juros de outros tipos de empréstimos ou do próprio cartão de crédito são mais baixos.

Se você tem uma conta com cheque especial, sempre fique atento ao seu saldo. E se por acaso acabar tendo valores descontados, irá ficar com saldo negativo. Recomendamos que você recoloque os valores na sua conta o mais rápido possível, para não pagar por ainda mais juros.

4. Juros

Como falamos anteriormente, o cheque especial gera juros na sua conta. Essa pode ser a causa de o banco descontar o dinheiro da sua conta.

Mas não apenas o cheque especial, como outros serviços bancários, como o cartão de crédito, empréstimos, seguros, entre outros, podem cobrar juros por atraso do pagamento.

Estas taxas de juros devem estar especificadas no contrato. Se você quer ter um maior controle desses juros, deve estar atento ao documento que você assinou na contratação do serviço. Outra maneira é acompanhar sempre o extrato da sua conta bancária, pois ele deve especificar estas taxas.

5. Erros

Um dos motivos mais incomuns, mas não impossíveis de o banco descontar o dinheiro da sua conta, são os erros do banco. Sim, eles acontecem, e é por isso que repetimos: Fique de olho nos seus extratos, sempre. Se você usa o aplicativo do banco para acessar a sua conta, é mais fácil ainda.

Mas se não, basta ir ao caixa eletrônico para acompanhar sua movimentação financeira. Se você perceber que o banco descontou valores indevidos da sua conta, procure pelo gerente da sua conta. Se for uma conta digital, procure pelo serviço de suporte ao cliente do banco o mais rápido possível.

Se eu estiver negativado, o banco pode tirar dinheiro da poupança?

A resposta é não. Mesmo com diversas dívidas em seu nome, não pode haver retirada do dinheiro em conta sem a autorização do titular. Isso porque a conta corrente, seja de pessoa física ou pessoa jurídica, é protegida por sigilo bancário e, portanto, inviolável. 

Isso também vale para as contas em outros bancos: um banco NÃO pode ter acesso a conta de outro banco, mesmo que você tenha uma dívida com ele.

A única situação em que alguém que não seja o titular da conta tem poder sobre a movimentação é por meio de ordem judicial. Essa ordem é emitida apenas em casos de processos judiciais contra o titular. 

Um exemplo disso é quando a polícia apreende um golpista e para devolver o dinheiro às vítimas, os agentes federais emitem essa ordem.

O banco pode ter acesso à minhas outras contas bancárias?

Não. Mesmo se você tiver dívida em um banco e em outro não, essa instituição não pode pegar o dinheiro que você tem outras contas para quitar essa cobrança.

Caso você uma dívida na conta corrente e dinheiro guardado na poupança, a resposta também é não. Como já comentamos, o banco não pode movimentar sua conta sem autorização, mesmo que seja para pagar dívidas.

Casos em que você autorizou o banco descontar o dinheiro da sua conta sem perceber

Um grande erro das pessoas é assinar contratos sem lê-los completamente, e é aí que mora o perigo. São nas pequenas letrinhas dos contratos que você está autorizando descontos e pior, assinando em baixo, sem prestar atenção.

Por isso, sempre procure ler o contrato de suas novas contas e serviços financeiros. Se você não tem conhecimento ou paciência para isso, peça ajuda de um advogado, e de preferência, leia os contratos antes de assinar.

O que fazer se não tem mais o contrato?

Se por um acaso você acabou perdendo ou extraviando o seu contrato, você pode solicitar ao banco uma nova cópia. Além de ter sempre em mãos os contratos dos serviços que você tem no banco, é indispensável ter controle das operações financeiras de sua conta através dos extratos bancários.

Assim, você possivelmente vai evitar sustos ao se deparar com um saldo menor do que esperava, ou até mesmo indo parar no SPC ou Serasa.