Geralmente, sua conta corrente está protegida contra saques de dinheiro indevido. No entanto, há algumas exceções, e sob certas situações, o banco pode sacar dinheiro da sua conta corrente, e provavelmente você autorizou praticamente sem saber. Aqui vamos falar de cinco razões para o banco descontar o dinheiro da sua conta sem notificá-lo.

Conheça os principais programas de Cashback e suas vantagens.

Golpe usa e-mail prometendo aprovação no Nubank para roubar dados.

Isso já aconteceu com muita gente, inclusive comigo mesmo, de acessar a conta corrente ou poupança e se deparar com um valor bem menor do que o esperado. A princípio, a primeira reação do cliente quando o banco descontar o dinheiro da sua conta de forma inesperada é entrar em contato com seu gerente para reclamar do problema, ou com o suporte do banco, nos casos de bancos digitais.

Mas muitas vezes ocorre que o dinheiro foi descontado de alguma forma legal, ou seja, sem perceber você havia dado autorização para o banco. Aqui vamos conhecer quais são esses casos e como você pode se prevenir.

Primeiramente, saiba que o banco não pode o banco descontar o dinheiro da sua conta sem a sua autorização. Se os valores foram descontados sema sua autorização, entre em contato com seu gerente ou suporte do banco, e caso a situação não seja resolvida, procure o Procon da sua cidade.

Como limpar nome do SPC e Serasa com o “Meu Acerto”?

Cinco razões para o banco descontar o dinheiro da sua conta

Cinco razões para o banco descontar o dinheiro da sua conta

Tarifas

Existem diversas tarifas que permitem ao banco descontar o dinheiro da sua conta, como taxa de manutenção da conta, anuidade do cartão de crédito, taxa de movimentações como saques e transferências, impostos como IOF (quando você faz uma compra internacional), entre outras taxas. Uma das formas de ter controle sobre esses descontos é sempre estar atento ao seu extrato bancário, que deve explicar direitinho cada centavo descontado da sua conta.

Outro detalhe que você deve estar atento é que existem atualizações das taxas cobradas pelo banco a cada período, portanto, pode haver um aumento na taxa de manutenção da conta, na anuidade do cartão, etc. Além disso, existem contas que podem ter taxa de manutenção ou anuidade do cartão grátis por um determinado período, e depois passam a ser cobradas.

Débito em conta

Muitas pessoas optam por pagar suas contas no débito em conta, devido a praticidade de evitar filas em bancos ou casas lotéricas e para não correr o risco de esquecer de pagar, e acabar atrasando. Mas as vezes é possível esquecer de uma conta que foi colocada nesta modalidade de pagamento, e acabam se assustando depois de ver o o banco descontar o dinheiro da sua conta.

E não são poucas as contas que podem ser pagas no débito em conta. Desde contas como água, luz, condomínio, internet, telefone, consideradas valores de consumo, como pagamentos de serviços online, tipo Netflix, Deezer, Spotify e Amazon Prime. Quando você coloca essas contas do débito automático, elas são descontadas no dia do seu vencimento.

E quando há uma atualização de valores, você pode acabar se assustando com seu saldo, mas, mais uma vez, recomendamos antes de mais nada, analisar o extrato da conta bancária para entender a cobrança.

Cheque especial

Aqui está um grande motivo de o banco descontar o dinheiro da sua conta. Se você tem cheque especial, as cobranças que excederem seu saldo serão descontados deste seu limite, e além do mais, o cheque especial tem juros. Se você acabar esquecendo, pode acabar se deparando com uma dívida muito maior, devido a esses juros do cheque especial.

E porque o cheque especial tem juros? Bom, essa modalidade de crédito nada mais é do que um tipo de empréstimo. E é preciso ter muito cuidado, pois os juros do cheque especial são um dos mais altos do mercado. Juros de outros tipos de empréstimos ou do próprio cartão de crédito são mais baixos.

Se você tem uma conta com cheque especial, sempre fique atento ao seu saldo. E se por acaso acabar tendo valores descontados, irá ficar com saldo negativo. Recomendamos que você recoloque os valores na sua conta o mais rápido possível, para não pagar por ainda mais juros.

Juros

Como falamos anteriormente, o cheque especial gera juros na sua conta. Essa pode ser a causa de o banco descontar o dinheiro da sua conta. Mas não apenas o cheque especial, como outros serviços bancários, como o cartão de crédito, empréstimos, seguros, entre outros, podem cobrar juros por atraso do pagamento.

Estas taxas de juros devem estar especificadas no contrato. Se você quer ter um maior controle desses juros, deve estar atento ao documento que você assinou na contratação do serviço. Outra maneira é acompanhar sempre o extrato da sua conta bancária, pois ele deve especificar estas taxas.

Erros

Um dos motivos mais incomuns, mas não impossíveis de o banco descontar o dinheiro da sua conta, são os erros do banco. Sim, eles acontecem, e é por isso que repetimos: Fique de olho nos seus extratos, sempre. Se você usa o aplicativo do banco para acessar a sua conta, é mais fácil ainda. Mas se não, basta ir ao caixa eletrônico para acompanhar sua movimentação financeira. Se você perceber que o banco descontou valores indevidos da sua conta, procure pelo gerente da sua conta. Se for uma conta digital, procure pelo serviço de suporte ao cliente do banco o mais rápido possível.

Casos em que você autorizou o banco descontar o dinheiro da sua conta sem perceber

Um grande erro das pessoas é assinar contratos sem lê-los completamente, e é aí que mora o perigo. São nas pequenas letrinhas dos contratos que você está autorizando descontos e pior, assinando em baixo, sem prestar atenção. Por isso, sempre procure ler o contrato de suas novas contas e serviços financeiros. Se você não tem conhecimento ou paciência para isso, peça ajuda de um advogado, e de preferência, leia os contratos antes de assinar.

O que fazer se não tem mais o contrato?

Se por um acaso você acabou perdendo ou extraviando o seu contrato, você pode solicitar ao banco uma nova cópia. Além de ter sempre em mãos os contratos dos serviços que você tem no banco, é indispensável ter controle das operações financeiras de sua conta através dos extratos bancários. Assim, você possivelmente vai evitar sustos ao se deparar com um saldo menor do que esperava, ou até mesmo indo parar no SPC ou Serasa.

Enfim, gostou de saber os porquês de o banco descontar o dinheiro da sua conta de forma inesperada?

Desde já, agradeço a sua leitura! Siga nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.