Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 truques para usar o ar-condicionado do seu carro sem gastar muito combustível

Quer usar o ar-condicionado do carro sem gastar muito? Descubra como isso é possível seguindo estas dicas!

Com a chegada do intenso calor, a necessidade de se refrescar enquanto dirige torna-se imperativa, levando muitos a recorrerem ao ar-condicionado de seus carros. No entanto, o uso constante desse dispositivo pode resultar em um aumento significativo no consumo de combustível.

Esses truques simples podem ser adicionados à rotina dos motoristas, proporcionando um ambiente mais fresco no carro. Ao adotar práticas conscientes, é possível desfrutar do conforto do ar-condicionado sem enfrentar aumentos significativos nos custos de abastecimento.

Quer desfrutar de um ambiente mais fresco sem comprometer a eficiência do veículo e sem abrir mão da economia na hora de abastecer? A seguir, você encontra cinco truques úteis para utilizar o ar-condicionado e economizar combustível. Confira!

Como usar o ar-condicionado do carro sem gastar muito combustível?

Ar condicionado no carro
Imagem: DimaBerlin / Shutterstock.com

Manutenção sempre em dia:

A manutenção regular do sistema de ar-condicionado do carro é crucial para a economia. Um aparelho em perfeito estado de funcionamento reduz o esforço do motor, resultando em um consumo menor de combustível.

Veja também: Serviço da Caixa pode te garantir até R$ 1,5 milhão; saiba mais

Não deixe a temperatura no mínimo por muito tempo

Uma vez que o interior do carro atingiu uma temperatura agradável, é aconselhável aumentar a temperatura do ar-condicionado. Isso porque manter o sistema na temperatura mínima por períodos prolongados aumenta o consumo de combustível.

Não ligue o ar-condicionado com os vidros abertos

Além de sobrecarregar o sistema do veículo, ligar o ar-condicionado com as janelas abertas resulta em um maior consumo de combustível. Antes de acionar o aparelho, certifique-se de que todas as janelas estejam devidamente fechadas.

Deixe o ar quente sair do carro

Deixou o carro estacionado em local quente e descoberto? Antes de ligar o ar-condicionado, permita que o ar quente acumulado no interior do veículo escape. Abra as janelas por alguns segundos, deixando o ar circular, e depois feche as janelas ao ligar o aparelho.

Conheça e utilize o botão secreto da economia

Por fim: utilize o botão secreto. Muitos carros possuem um botão marcado com as letras A/C, indicando a recirculação do ar dentro do veículo. Embora seja eficaz para economizar combustível, é recomendado seu uso moderado, não acionando-o todas as vezes que o ar-condicionado for ligado.

Imagem: DimaBerlin / Shutterstock.com