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58% das pessoas já compraram algum produto indicado por influenciadores

93% das pessoas sabem o que são influenciadores e 59% seguem estes perfis nas redes sociais. Confira os produtos indicados mais comprados

Recentemente, a Spark, juntamente com a Mindminers, divulgou um estudo original intitulado “A Black além da Black”, que traz um panorama sobre as tendências de consumo na Black Friday.

Assim, o levantamento mostra que 93% das pessoas sabem o que são influenciadores e 59% seguem esses perfis nas redes sociais.

Além disso, a pesquisa mostra que os três influenciadores mais seguidos pela amostra, conforme menções espontâneas, são Virgina Fonseca (14%), Carlinhos Maia (9%) e Felipe Neto (6%). Ademais, 64% das pessoas que seguem influenciadores têm um alto nível de confiança neles. Veja mais detalhes!

Produtos indicados por influenciadores

Dessa forma, 58% dos seguidores afirmaram já ter comprado algum produto ou serviço recomendado por influenciadores. Assim, confira as categorias de produtos que os consumidores já compraram inspirados por um influenciador:

  • Beleza e cuidados pessoais: 52%;
  • Vestuário e acessórios: 34%;
  • Livros: 32%;
  • Equipamentos eletrônicos: 29%;
  • Alimentos e bebidas: 27%;
  • Saúde e bem-estar: 24%;
  • Serviços: 21%;
  • Casa e decoração: 19%;
  • Artigos esportivos / fitness: 19%;
  • Eletrodomésticos: 17%;
  • Viagem / turismo: 13%;
  • Itens infantis: 13%;
  • Automotivo: 5%;
  • Outros: 2%.

Portanto, o setor da economia que mais sente o impacto dos influenciadores nas vendas é o de beleza e cuidados pessoais.

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laptop e miniaturas de caixas de compras online
Imagem: William Potter/ Shutterstock.com

Interesse de compras do consumidor

Ademais, ao serem questionados sobre qual tipo de conteúdo realizado pelos blogueiros desperta/despertaria o interesse de compra, as respostas foram:

  • Análise detalhada de produtos (review): 55%;
  • Testes de produtos em tempo real: 53%;
  • Cupons de desconto exclusivos: 50%;
  • Dicas e sugestões de compras: 48%;
  • Abertura / apresentação de produtos (unboxing): 41%.

A pesquisa também mostra que 34% dos seguidores costumam fazer compras clicando no link direto da publi feita pelo influenciador. Por outro lado, 40% dos seguidores não confiam mais em influenciadores que os levaram a compras frustradas. Diante disso, 73% dos entrevistados procuram investigar mais sobre o produto/marca depois de ver uma recomendação de um influenciador.

Imagem: William Potter/ Shutterstock.com