58% das pessoas já compraram algum produto indicado por influenciadores
93% das pessoas sabem o que são influenciadores e 59% seguem estes perfis nas redes sociais. Confira os produtos indicados mais comprados
Recentemente, a Spark, juntamente com a Mindminers, divulgou um estudo original intitulado “A Black além da Black”, que traz um panorama sobre as tendências de consumo na Black Friday.
Assim, o levantamento mostra que 93% das pessoas sabem o que são influenciadores e 59% seguem esses perfis nas redes sociais.
Além disso, a pesquisa mostra que os três influenciadores mais seguidos pela amostra, conforme menções espontâneas, são Virgina Fonseca (14%), Carlinhos Maia (9%) e Felipe Neto (6%). Ademais, 64% das pessoas que seguem influenciadores têm um alto nível de confiança neles. Veja mais detalhes!
Produtos indicados por influenciadores
Dessa forma, 58% dos seguidores afirmaram já ter comprado algum produto ou serviço recomendado por influenciadores. Assim, confira as categorias de produtos que os consumidores já compraram inspirados por um influenciador:
- Beleza e cuidados pessoais: 52%;
- Vestuário e acessórios: 34%;
- Livros: 32%;
- Equipamentos eletrônicos: 29%;
- Alimentos e bebidas: 27%;
- Saúde e bem-estar: 24%;
- Serviços: 21%;
- Casa e decoração: 19%;
- Artigos esportivos / fitness: 19%;
- Eletrodomésticos: 17%;
- Viagem / turismo: 13%;
- Itens infantis: 13%;
- Automotivo: 5%;
- Outros: 2%.
Portanto, o setor da economia que mais sente o impacto dos influenciadores nas vendas é o de beleza e cuidados pessoais.
Veja também:
Confira as principais dívidas contraídas pelos brasileiros no cartão de crédito
Interesse de compras do consumidor
Ademais, ao serem questionados sobre qual tipo de conteúdo realizado pelos blogueiros desperta/despertaria o interesse de compra, as respostas foram:
- Análise detalhada de produtos (review): 55%;
- Testes de produtos em tempo real: 53%;
- Cupons de desconto exclusivos: 50%;
- Dicas e sugestões de compras: 48%;
- Abertura / apresentação de produtos (unboxing): 41%.
A pesquisa também mostra que 34% dos seguidores costumam fazer compras clicando no link direto da publi feita pelo influenciador. Por outro lado, 40% dos seguidores não confiam mais em influenciadores que os levaram a compras frustradas. Diante disso, 73% dos entrevistados procuram investigar mais sobre o produto/marca depois de ver uma recomendação de um influenciador.
Imagem: William Potter/ Shutterstock.com