Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

6 documentos obrigatórios que todo cidadão deve emitir: você já tem todos?

Você sabe quais são os documentos obrigatórios na vida de todo cidadão? Confira, a seguir, a lista com cada um deles.

Em nossa vida, há uma série de documentos que são considerados obrigatórios e essenciais para garantir que tenhamos acesso a direitos, serviços e benefícios em nosso país. Eles são fundamentais para comprovar nossa identidade, cidadania e situação perante a sociedade e o governo.

Você sabe quais são? A seguir, apresentaremos os 6 documentos obrigatórios que todo cidadão deve emitir. Confira cada um deles a seguir.

Documentos obrigatórios – você tem todos?

Documentos obrigatórios
Imagem: Pedro Ignacio / shutterstock.com

1. RG (Registro Geral)

O Registro Geral é um dos documentos mais importantes e amplamente reconhecidos no Brasil, pois ele atesta a identidade do cidadão, incluindo informações como nome, data de nascimento, foto e impressões digitais. Além disso, o RG é necessário para uma série de transações, como abrir contas bancárias, obter passaporte e até votar.

Veja também: ALERTA URGENTE do PicPay sobre cartão de crédito

2. CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)

É o documento que identifica cada cidadão brasileiro perante a Receita Federal. Por isso, ele é essencial para a maioria das transações financeiras, como a abertura de contas bancárias, a compra de bens de alto valor e a declaração do imposto de renda.

3. Certidão de Nascimento

A Certidão de Nascimento é um documento que atesta o nascimento de uma pessoa e é fundamental para comprovar sua existência e cidadania. Além disso, é necessário para a obtenção de outros documentos, como o RG e o CPF.

4. Título de Eleitor

Documento obrigatório para que os cidadãos possam exercer seu direito ao voto nas eleições. É importante lembrar que o voto é obrigatório no Brasil para cidadãos entre 18 e 70 anos. Portanto, ter o Título de Eleitor é um dever cívico.

5. Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho registra toda a trajetória profissional de um cidadão, incluindo informações sobre empregos, salários e contribuições previdenciárias. Dessa forma, ela é necessária para a formalização de empregos e a garantia de direitos trabalhistas.

6. Certificado de Reservista

O Certificado de Reservista é um documento que comprova que o cidadão cumpriu com suas obrigações militares, como o serviço militar obrigatório. Ter esse documento em mãos é importante, pois sua ausência pode acarretar em restrições, como a impossibilidade de obter passaporte.

Esses seis documentos asseguram o acesso a direitos, serviços e benefícios e são essenciais para manter nossa identidade, cidadania e cumprimento de obrigações. Portanto, certificar-se de que você possui todos esses documentos é fundamental para uma vida cidadã plena e sem entraves burocráticos.

Imagem: Pedro Ignacio / shutterstock.com