Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIS, FGTS e outros: confira 6 lugares onde você pode ter “dinheiro esquecido”

O Banco Central deixou os brasileiros afoitos com a possibilidade de terem alguma quantia esquecida em contas bancárias. Porém essa não é a única fonte de dinheiro “esquecido”. De acordo com a Caixa Econômica, somente nas cotas do PIS/Pasep, até janeiro deste ano 10,6 milhões de beneficiários tinham disponíveis R$ 23,5 bilhões para saque.

Mas essas não são as únicas fontes de recursos que podem estar sendo ignoradas. Sim, existem outras fontes onde pode haver “dinheiro esquecido”,  como, por exemplo: contas inativas do FGTS, abono salarial, restituições do Imposto de Renda e até mesmo prêmios da loteria podem estar abandonados por seus donos.

É provável que você também goste:

Valores a Receber do Banco Central: confira o novo site e a data para consultar dinheiro esquecido nos bancos

PIS não habilitado? Entenda o que é e como resolver

Você pode usar o FGTS na compra de carro ou moto?

Como recuperar dinheiro esquecidos?

Talvez você esteja se perguntando sobre como recuperar esses valores, afinal uma quantia inesperada é sempre bem vinda, não é mesmo? Confira agora como recuperar possíveis valores esquecidos.

  • Abono Salarial:

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, o abono salarial do PIS/Pasep, exercício 2020/2021, não foi sacado por 320.423 trabalhadores, o que deixou R$ 208,5 milhões esquecidos na conta. O trabalhador tem o período para solicitar o abono esquecido de até cinco anos a partir do ano em que teve direito a receber.

Para consultar o PIS, o trabalhador deve entrar em contato com a central Alô Trabalhador, pelo telefone 158, ou através do número 0800 726 0207, que dá acesso ao Atendimento CAIXA ao Cidadão, onde é possível conferir informações como valor do benefício e quando o dinheiro será liberado para saque.  

  • Cotas PIS/Pasep:

As cotas do PIS/Pasep são valores devidos aos trabalhadores que tiveram carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e nunca resgataram os valores depositados nesse fundo que distribuía o saldo na forma de cotas proporcionais ao tempo de serviço e salário.

Essa quantia foi transferida para as contas do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), mas ainda estão à disposição para resgate. A consulta ao saldo dessas cotas pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo oficial do FGTS, pelo o internet banking da Caixa ou nas agências do banco.

Os valores deixados nesse fundo devem ser sacados até o dia 1º de junho de 2025, ou então passarão para o caixa da União.

  • Dinheiros esquecidos em conta bancária:

A partir do dia 14 de fevereiro, os usuários poderão consultar o site “Valores a Receber” do Banco Central para conferir se há algum valor esquecido em contas bancárias. No entanto, apenas a partir do dia 7 de março é que esses valores poderão ser resgatados.

  • Prêmios de Loteria:

Premiações de loteria podem ser resgatadas até 90 dias após o sorteio. Após esse prazo, o valor é destinado ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Você pode conferir os resultados dos jogos pelo aplicativo através do ícone “Loterias Caixas”. Lá você confere uma tela inicial onde você pode usar o app, sem ter a necessidade de se cadastrar.

  • Saque do FGTS:

Quem trabalha ou trabalhou com carteira assinada pode ter saldo do FGTS a sacar. Quem for demitido e ficar três anos sem trabalhar com carteira assinada, por exemplo, pode sacar todos os saldos das contas inativas.

Pessoas com diagnóstico de câncer, Aids, doença terminal (sua ou de seus dependentes) também têm o saldo do FGTS liberado.

  • Restituição com Imposto de Renda:

Muitos brasileiros que têm direito à restituição do Imposto de Renda não receberam na data correta e, sem saber, deixam o dinheiro para o governo.

O Imposto de Renda é restituído através do processamento da declaração. Se a restituição não estiver correta, ou não você recebeu os valores, é preciso consultar o extrato para entender o que aconteceu.

Caso seja necessário, entregue uma declaração retificadora (nova declaração, que corrige a anterior). Se a restituição estiver na situação “Disponível para reagendamento”, faça a operação por meio de um destes canais: 

  1. Site do Banco do Brasil;
  2. Central de Atendimento do BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com