Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

66% dos brasileiros compram roupas e calçados em lojas online, aponta pesquisa

Pesquisa revela o impacto das lojas online nos hábitos de consumo do mercado de moda entre os brasileiros. Confira!

O mercado de moda no Brasil é um dos mais expressivos globalmente, demonstrando sua influência marcante na vida cotidiana. Nesse sentido, o Opinion Box conduziu uma pesquisa inédita com mais de 2 mil consumidores em todo o país e identificou que muitos brasileiros compram roupas e calçados em lojas online.

O objetivo do estudo foi compreender os hábitos de consumo relacionados a roupas, calçados e acessórios, revelando a predominância das compras online nesse segmento.

Nesse contexto, a pandemia transformou o cenário do consumo e impulsionou a experiência de compras em lojas online para muitos brasileiros, seja como estreia nesse formato ou com um aumento na frequência de uso.

Compras em lojas online pós-pandemia

Imagem mostrando uma miniatura de carrinho de compras que não receberam taxação
Imagem: William Potter / shutterstock.com

Mesmo após o período pandêmico, as compras em lojas online mantiveram-se como a principal escolha dos consumidores para adquirir produtos de moda. Porém, uma parcela significativa ainda prefere as lojas físicas.

Nesse sentido, investigou-se o que motiva as pessoas a optarem pelo comércio online ou presencial. Os resultados destacam que 66% dos entrevistados preferem realizar compras de moda em lojas online, seguidos por 53% que optam por lojas físicas de departamento. No último caso, entram exemplos como Riachuelo, Renner e C&A.

Veja também:

Banco do Brasil altera regras de cartões de crédito para beneficiar clientes; saiba mais

Ademais, 43% escolhem lojas físicas de vendedores locais. A pesquisa revelou, ainda, que 19% fazem suas compras principalmente em lojas online, com ocasionais visitas a lojas físicas, enquanto 33% dividem suas compras entre os dois formatos.

Fatores que explicam compras digitais

Entre os principais fatores que influenciam a decisão de compra em lojas online, os entrevistados apontaram preços competitivos (59%). Depois, a comodidade de adquirir produtos de casa (47%) e a variedade de produtos disponíveis (41%).

Por outro lado, entre os motivos que levam à não adoção das compras online, 56% dos entrevistados afirmaram que preferem experimentar antes de comprar, enquanto 32% valorizam a experiência presencial de compra. A desconfiança em relação a sites e lojas online foi citada por 11%.

Portanto, esses resultados evidenciam não apenas a ascensão do comércio online de moda, mas também os fatores determinantes na escolha entre compras virtuais e presenciais, delineando o panorama dos hábitos de consumo do brasileiro nesse segmento.

Imagem: Achira22 / shutterstock.com