Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

7 motivos que fazem você ser um alvo fácil dos bandidos no trânsito

Quer diminuir os riscos de ser alvo de bandidos no trânsito? Confira sete coisas que você não deve fazer ao rodar com seu veículo!

A segurança no trânsito é uma preocupação constante para todos os brasileiros e o assunto parece cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Infelizmente, existem práticas que, sem perceber, podem nos tornar alvos fáceis para os criminosos.

Conheça, a seguir, sete motivos que podem aumentar o risco de ser vítima de bandidos enquanto você está no trânsito e descubra como evitá-los. Assim, você aumenta a sua segurança e a de seus passageiros. Confira!

Veja também: Como desbloquear o Caixa Tem? Preciso ir até uma agência da Caixa? Confira

Atenção no trânsito: não comprometa sua segurança com estes 7 erros!

Motorista desatento com celular no trânsito
Imagem: Dusan Petkovic / shutterstock.com

1. Destravar as portas antes de chegar perto do veículo

Destravar as portas antes de chegar ao carro pode permitir que criminosos entrem rapidamente no veículo se estiverem escondidos nas proximidades. Espere até estar perto do veículo para destravar as portas e entre imediatamente.

2. Ficar distraído ao parar em semáforos

Olhar para o celular, ajustar o rádio ou simplesmente não prestar atenção ao seu entorno ao parar em semáforos pode torná-lo um alvo fácil. Mantenha-se alerta e esteja ciente do que está acontecendo enquanto estiver parado em sinais de trânsito.

3. Aceitar facilmente ajuda mecânica de estranhos

Quando seu veículo apresenta problemas mecânicos, é importante ser cauteloso ao aceitar ajuda de estranhos. Nesse contexto, criminosos podem se aproveitar da situação para agir de má-fé. Procure ajuda de serviços de assistência automobilística confiáveis ou de pessoas conhecidas.

4. Andar com os vidros abertos e portas destravadas

Manter os vidros abaixados e as portas destravadas torna mais fácil para criminosos acessarem o interior do veículo. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas enquanto estiver dirigindo, especialmente em áreas de tráfego lento ou congestionamento.

5. Deixar objetos à vista dentro do veículo

Deixar objetos de valor visíveis dentro do carro, como bolsas, laptops ou celulares, é um convite para criminosos. Guarde, de preferência, todos os itens, sendo de valor ou não, no porta-malas ou leve-os consigo ao sair do veículo.

6. Deixar criança sozinha no carro ligado

Deixar uma criança sozinha no carro com o motor ligado é extremamente perigoso e pode atrair a atenção de criminosos. Além disso, é ilegal em muitos lugares. Sempre leve a criança consigo ao sair do veículo.

7. Reagir a assaltos

Se você for vítima de um assalto no trânsito, é importante manter a calma. Não reaja de forma agressiva, pois isso pode aumentar o risco de violência. Entregue seus pertences, siga as instruções dos criminosos e, assim que possível, comunique-se com as autoridades.

Imagem: Sergey Mironov / Shutterstock.com