Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

7 perguntas comuns em entrevistas de emprego e as respostas que você deve dar para passar

Ir bem na entrevista de emprego é crucial para conquistar a vaga dos sonhos. Veja como responder corretamente as 7 perguntas mais comuns.

As entrevistas de emprego certamente são uma etapa crucial no processo de seleção para um novo emprego, sendo a oportunidade para os candidatos impressionarem os recrutadores e garantirem a tão almejada vaga. Por isso, saber responder às perguntas de maneira eficaz é fundamental para se destacar no competitivo mercado de trabalho.

A seguir, exploraremos sete perguntas comuns nas entrevistas de emprego e as respostas estratégicas que podem fazer a diferença nesse momento. Confira e prepare-se!

Como responder corretamente às perguntas mais comuns na entrevista de emprego

Mulher em uma entrevista de emprego
Imagem: djile / shutterstock.com

1. Conte um pouco sobre suas experiências

Ao responder essa pergunta, destaque suas experiências profissionais mais recentes. Foque em projetos de destaque, resultados alcançados e contribuições significativas. Transmita confiança e entusiasmo ao compartilhar suas conquistas, evidenciando como suas habilidades podem agregar valor à empresa.

2. Me conte um pouco sobre você

Nessa questão, seja conciso e direcione a resposta para o âmbito profissional. Sendo assim, mencione brevemente suas habilidades, experiências relevantes e como elas se alinham à vaga. Além disso, incluir interesses relacionados ao trabalho, como leitura de livros sobre a área, pode agregar um toque pessoal.

Veja também:

Conheça as 12 funções do app do Nubank criadas para proteger sua conta

3. Fale sobre suas principais qualidades

Evite soar arrogante e destaque habilidades relevantes para o ambiente de trabalho, como, por exemplo, resolução de conflitos, proatividade e inteligência emocional. Apresente exemplos que evidenciem suas qualidades de maneira prática.

4. Por quais motivos você gostaria de trabalhar nessa empresa?

Ao responder a esta pergunta na entrevista, demonstre seu conhecimento sobre a empresa e como ela se alinha aos seus valores e objetivos profissionais. Assim, destaque como sua contribuição pode impulsionar o crescimento da companhia.

5. Quais são seus pontos fracos?

Seja honesto ao abordar seus pontos fracos e apresente soluções para lidar com eles. Afinal, isso mostra autoconhecimento e a disposição para o desenvolvimento pessoal e profissional.

6. Como você se sai sob pressão?

Ilustre situações passadas em que lidou bem com pressão, destacando estratégias adotadas e resultados positivos obtidos. Acima de tudo, transmita confiança e a capacidade de gerenciar desafios.

7. Por que saiu do seu último emprego?

Nesta pergunta da entrevista, evite críticas negativas a empregadores anteriores. Em vez disso, foque em sua busca por evolução profissional e como a vaga em questão se alinha aos seus objetivos de carreira.

8. Onde você acha que vai estar daqui a 5 anos?

Mostre comprometimento ao mencionar planos alinhados à vaga, como progressão na área e contribuições significativas. Além disso, demonstre que enxerga a empresa como parte fundamental de seu desenvolvimento profissional.

Em suma, preparação e autenticidade são as chaves para se destacar em entrevistas de emprego. Ao enfrentar essas perguntas com confiança e respostas estratégicas, o candidato sem dúvida vai aumentar significativamente suas chances de conquistar a vaga desejada.

Imagem: djile / shutterstock.com