Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

71 milhões de brasileiros estão endividados; você está nesta lista?

A Serasa aponta um grande número de brasileiros endividados; como é possível resolver este cenário? Veja os detalhes na matéria!

O mais recente mapa de inadimplência do Serasa divulgou uma preocupante tendência em agosto deste ano, revelando que mais de 71 milhões de brasileiros estavam endividados e com seus nomes restritos, marcando um aumento de 320 mil em relação ao mês anterior. 

No entanto, um dado que merece destaque é que 12,2% dos endividados pertencem à faixa etária de até 25 anos. A presença de jovens nessa estatística é alarmante e pode ser atribuída, em parte, à falta de conhecimento na gestão de suas finanças pessoais.

Apesar de seus esforços para equilibrar suas despesas, muitos jovens brasileiros ainda terminam o mês com dívidas acumuladas. O co-fundador e CEO da iCred, Túlio Matos, faz alguns comentários sobre esse cenário.

Um investimento no bem-estar econômico

Na imagem, mulher triste com a mão na cabeça, e ao seu lado esquerdo está logo da Serasa
Imagem: fizkes/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Matos destaca que, quando jovens conquistam seu primeiro emprego e começam a receber salários, frequentemente enfrentam desafios relacionados à falta de entendimento sobre como gastar, economizar ou investir para manter um equilíbrio.

A ausência de orientação no contexto econômico e social do Brasil pode resultar em diversos problemas, incluindo o acúmulo de dívidas. Considerando o futuro desses jovens e o bem-estar econômico do país, a incorporação da educação financeira desde a infância é vista como essencial.

Veja também:

Vai alugar um imóvel? Então você precisa saber destas coisas antes

Para Túlio, a educação financeira deve acontecer naturalmente nas crianças. Isso pode ocorrer no cenário escolar, através de tópicos relacionados à matemática que envolvam situações do cotidiano, preços, orçamento e poupança. Além disso, a família também pode apoiar em casa. 

Programas de educação financeira em andamento para evitar crescimento de número de brasileiros endividados

A introdução da educação financeira nas escolas tem sido um tema recorrente na política brasileira nos últimos anos. Em 2021, o Ministério da Educação (MEC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou a Estratégia Nacional de Educação Financeira. 

Portanto, o objetivo é capacitar 500 mil professores para ministrarem essa disciplina a mais de 25 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio. Ademais, eles visam que os cursos de formação sejam online e de forma gratuita. Além disso, outras iniciativas como, o programa “Aprender Valor” do Banco Central, já estão em funcionamento em alguns estados.

Nesse sentido, para as crianças mais novas, a educação financeira pode ser introduzida com jogos lúdicos como, o Banco Imobiliário, livros e vídeos educativos. Por fim, para adolescentes e jovens, discussões sobre as finanças familiares podem ajudar a desencorajar o consumo excessivo. A ideia com todas as opções, é evitar que o número de brasileiros endividados siga crescendo no país.

Imagem: fizkes/shutterstock.com