Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A dívida com o cartão de crédito caduca depois de 5 anos?

0

Uma boa fatia das dívidas das pessoas se encontra nas pendências com bancos e cartões de crédito. Atualmente, 30% das dívidas das dos consumidores é com isso. Muitas pessoas acreditam que depois de 5 anos o débito desaparece, mas será que a dívida com o cartão de crédito caduca mesmo?

É provável que você também goste:

Superdica para dar um upgrade no seu Serasa Score em até 200 pontos!

67% dos consumidores utilizam smartphones para compras online

O termo “caduca” ficou bastante popular, mas o correto para chamar essas dívidas é prescrita. Ou seja, quando a pendência prescreve, significa que ela ultrapassou 5 anos e será retirada das listas de inadimplentes, como a da Serasa, mesmo que ela não tenha sido quitada.

Mas o que acontece com a dívida do cartão de crédito?

Se o consumidor deixar um dívida no cartão prescrever, o seu nome sairá da Serasa sim. Entretanto, a dívida não deixará de existir. Portanto, isso pode lhe prejudicar caso queira solicitar um crédito no mercado. A empresa irá consultar a Serasa e o seu nome não terá mais anotações, mas a dívida ainda existe na empresa credora.

Além disso, caso você tenha alguma dívida com determinado banco e queira solicitar crédito com ele, é bem provável que não seja aprovado. Até porque na base de dados ainda contarã com essa anotação.

Depois de transcorridos 5 anos, portanto, as recuperadoras ou até os bancos perdem o direito de cobrar as dívidas. Contudo, sempre ela estará registrada, o que pode dificultar o relacionamento com as empresas.

Dica: pague a dívida

Se você ainda quiser ter crédito no mercado, seja para fazer um financiamento ou pedir empréstimo e solicitar outro cartão de crédito, é imprescindível  pagar qualquer dívida em seu nome.

Ou seja, negocie diretamente com o credor, tente pedir uma revisão do contrato para tentar um acordo.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...