Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Abate do porco: conheça o novo golpe que manipula vítimas e esvazia suas contas bancárias

Golpe financeiro do “abate do porco” manipula vítimas e esvazia contas bancárias. Os criminosos utilizam as redes sociais para escolher seus alvos e colocar o plano em ação.

Para chegar até às vítimas e fazer o “pig butchering” ou “abate do porco”, em tradução livre, os golpistas se apresentam como pessoas ideais para ocupar a função de parceiro, amigo ou até mesmo da família que a pessoa em questão nunca teve. Após conquistar a confiança da vítima, o criminoso passa a falar de investimentos.

Fique atento a novo golpe financeiro 

No golpe, as vítimas chamadas de “porcos” são “abatidas” quando o golpista consegue concluir seu objetivo de retirar dinheiro de seus alvos após longo período de manipulação. O golpe funciona de modo que os criminosos convencem as pessoas a investir altos valores no que deveriam ser plataformas comerciais.

O que no começo parecia alguém fazendo contato despretensiosamente, pode deixar marcas profundas no bolso e no emocional. Uma das características do golpe é o criminoso nunca falar por ligação, fazendo contato sempre por mensagens.

O que chama atenção nesse tipo de ação dos golpistas é a “paciência” em “preparar” as vítimas, algo chamado pelos mesmo de “engordar o porco para o abate”. Além disso, a tática utilizada é de não pedir dinheiro de forma direta, mas convidar a vítima a fazer um investimento conjunto em sites falsos. O golpista faz seu alvo acreditar que ele também está aplicando o mesmo valor.

Quem pode ser alvo do golpe do “abate do porco”

Ao que se sabe, os golpistas não possuem uma preferência de idade para as vítimas. Isso porque, estes possuem técnicas para adaptar o crime a depender do alvo.

Esse tipo de ação tem sido registrada em diversos países, sendo mais recorrente com vítimas da América Latina. Muitos casos também aconteceram em regiões com altos salários como na Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com o Centro de Denúncia de Delitos na Internet do FBI, em 2021 foram registradas mais de 4,3 mil denúncias de “pig butchering”. No total, foram mais de 429 milhões de dólares de prejuízo para as vítimas, a quantia é equivalente a R$ 2,2 bilhões.

Imagem: xijian/Getty Images