Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ações do Ibovespa lideram ranking no primeiro semestre

Entenda como foi o desempenho das ações do Ibovespa no primeiro semestre deste ano e porque o destaque. Saiba mais!

As ações do Ibovespa, com apenas mais um pregão, estão para se tornar um dos “grandes vencedores” do primeiro semestre. Conforme o desempenho do principal índice de referência da bolsa de valores brasileira, estes foram os ativos que mais se valorizaram entre janeiro e junho deste ano.

Assim, esse indicador conseguiu superar um início de ano complicado, sendo que, no primeiro trimestre de 2023, apresentava resultados negativos. Todavia, de março até junho, a história foi diferente.

Inclusive, o desempenho desses ativos de renda variável tem grande chances de acabar acima da variação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Ademais, também vale destacar a renda fixa, principalmente os títulos atrelados à inflação.

Alta nas ações do Ibovespa

Entre janeiro e junho desse ano, as ações do Ibovespa, até o momento, tiveram alta de 7,88%. Dado surpreendente quando analisado que no primeiro trimestres desse ano, estes títulos acumulavam perdas de 7,16%.

Dessa forma, tanto estes produtos de renda variável, quanto renda fixa, tiveram um desempenho semelhante até o momento. Inclusive, a ênfase na renda fixa ficou por conta dos títulos atrelados à inflação com vencimento acima de cinco anos, que tiveram alta de 13,63% no período.

Contudo, o grande destaque do primeiro semestre ficou por conta do Imob, indicador relacionado ao setor imobiliário. No acumulado do ano, este índice teve alta de 36,54%, superando, de forma considerável, as ações do Ibovespa.

Retrato de junho de 2023

Conforme apontado, o último trimestre tem sido positivo nas ações do Ibovespa. Todavia, somente no recorte de junho desse ano, também é possível apresentar um retrato positivo da renda variável. O que não é à toa, afinal, esse indicador, até 29 de junho, tinha subido 9,57%.

Em seguida, apareceram o IBx50, com 9,26%, e o Idv, índice de dividendos, com 9,18%. A título de comparação, entre os títulos de renda fixa, os títulos atrelados à inflação como, o Tesouro IPCA+, foram os que apresentaram o melhor desempenho em junho, com alta de 2,22%. Portanto, consideravelmente abaixo das ações do Ibovespa para o período.

Imagem: TAW4 / Shutterstock.com