Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Adicional de 25%: Quem pode ganhar um aumento na aposentadoria?

O adicional de 25% se destina ao aposentado por invalidez, quando ele precisa da assistência permanente para fazer suas atividades básicas.

0

O auxílio acompanhante, também chamado de adicional de 25%, se destina às pessoas que se aposentam por invalidez. Além disso, quem possui uma doença relacionada ou não ao trabalho, bem como por um acidente, também pode ganhar o adicional. Essas aposentadorias se devem à incapacidade do indivíduo de fazer as suas atividades diárias.

Adicional de 25%: Quem pode ganhar um aumento na aposentadoria?

O adicional de 25% pode ser solicitado pelo aposentado por invalidez, quando ele precisa da assistência permanente de outra pessoa para fazer as suas atividades básicas, tais como: se locomover, tomar banho, se alimentar, dentre outras. 

A lei diz ainda que o adicional de 25% é apenas para quem se aposenta por invalidez. Assim, quem tem aposentadoria por outras categorias não podem pedir o valor extra. Ou seja, a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição não dá direito ao adicional, mesmo que o aposentado também precise de um cuidador para fazer as suas atividades.

De acordo com a lei, o objetivo do adicional de 25% é dar ao aposentado um pouco mais de tranquilidade financeira. Dessa forma, busca ajudar aqueles que estão incapazes de realizar as tarefas pessoais mais simples e precisam de apoio de terceiros. 

Como solicitar o extra na aposentadoria?

O aposentado por invalidez que desejar pedir o adicional de 25% deve agendar uma perícia médica. A solicitação pode ser feita por meio do site ou do app Meu INSS (disponível para Android| iOS). Ou ainda, é possível realizar o agendamento por meio da central telefônica do INSS 135. 

No dia da perícia para tentar ganhar o adicional de 25%, é preciso levar os documentos pessoais, bem como o laudo médico. Por meio dele, deve-se comprovar a real necessidade de ajuda para fazer as tarefas básicas do dia a dia.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...