Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, como o refinamento de veículos funciona?

O refinanciamento de veículos pode ser uma boa opção para determinados compradores. Saiba mais sobre a modalidade.

Estamos em uma era onde as alternativas financeiras estão em constante expansão e o refinanciamento de veículos vem se destacando com sua flexibilidade e acessibilidade. Essa opção de crédito pode ser uma boa para quem busca soluções mais viáveis na atual situação econômica e vantajosas em termos de juros. No entanto, é importante entender como funciona e quais são os detalhes a considerar ao optar por essa modalidade.

A primeira fase para iniciar um refinanciamento de carros é a avaliação do veículo em questão. Este será a garantia para obter o empréstimo. Para definir o valor que pode ser emprestado, são levados em conta fatores como o ano do carro, o seu estado de conservação e a documentação.

Quais as vantagens do refinanciamento de veículos?

Ao escolher esta opção de crédito, o cliente pode desfrutar de uma série de benefícios. O principal deles são as taxas de juros mais baixas se comparadas às opções tradicionais de crédito, tornando-se uma boa opção para quem precisa de dinheiro sem comprometer o orçamento. 

Veja também:

Carro por assinatura: vale a pena fazer contrato longo?

Além disso, o prazo de pagamento é flexível, permitindo que o cliente escolha o tempo de acordo com suas necessidades. Vale destacar ainda que, na avaliação inicial, é possível garantir que o valor concedido ao cliente esteja de acordo com os padrões atuais do mercado de automóveis.

mão segurando chave de carro e veículos ao fundo
Imagem: ozanuysal / Shutterstock.com

O carro precisa estar quitado para aderir ao refinanciamento?

Se você ainda está pagando o seu carro, ainda é possível refinanciá-lo. Nesse caso, porém, o consumidor deve usar uma parte do dinheiro do refinanciamento para quitar as parcelas restantes do financiamento original. Dessa forma, é mais vantajoso optar por esta modalidade quando o veículo já está quase todo pago.

Por fim, é importante entender que o refinanciamento de veículos é uma modalidade de empréstimo com garantia. O que significa isso? Basicamente, significa que o seu carro serve como garantia de que a dívida será paga, ou seja, se o empréstimo não for quitado, o carro pode ser retomado.

Imagem: ozanuysal / Shutterstock.com