Afinal, como pagar o INSS mensalmente sendo autônomo?
Você é autônomo e não contribui com o INSS? Saiba aqui como pagar a autarquia mensalmente e garantir os benefícios previdenciários!
Atualmente, no Brasil, todos os trabalhadores CLT têm seus direitos trabalhistas garantidos pela Justiça. Sendo assim, trabalhadores registrados nesse regime têm direito à jornada diária de 8 horas de trabalho, descanso e licenças remuneradas, 13º salário, entre outros benefícios.
Entretanto, essa não é a única forma de serviço no Brasil. Os chamados autônomos são trabalhadores que escolheram ter sua própria autonomia sem se limitar aos direitos e deveres da CLT. Porém, por não ser um trabalho considerado formal, é recomendável que o trabalhador contribua com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Dessa forma, o autônomo garante seus direitos previdenciários como aposentadoria. Se você é trabalhador dessa modalidade e deseja fazer o cadastro para o pagamento do INSS, continue a leitura desta matéria do Seu Crédito Digital.
Passo a passo para pagar o INSS
1- Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
2- Inscrever-se como contribuinte individual;
3- Escolher o tipo de contribuição;
- Código 1007: O valor da contribuição será de 20% do salário (direito a uma aposentadoria maior que um salário mínimo);
- Código 1163: O valor da contribuição será de 11% do salário (aposentadoria será equivalente a um salário mínimo). A distinção entre ambos reside nos montantes e nas vantagens a que o segurado terá acesso;
4- Realizar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).

Vantagens de ser autônomo
Para quem deseja ter liberdade de escolher com o que trabalhar, ser um profissional autônomo é uma opção. Além disso, esse profissional tem a autonomia de escolher seus próprios horários, definir seu próprio salário, entre outras vantagens.
Veja também:
Afinal, é permitido ou não guardar vaga na rua?
No entanto, é preciso ter disciplina para que seu negócio não fique em dificuldades, pois o ganho nesse tipo de trabalho não é fixo e dependerá da quantidade de serviços que o trabalhador prestar. Além disso, estar atento às exigências do mercado em que você atua é uma maneira de manter a funcionalidade do seu negócio.
Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com