Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, é realmente possível realizar a prova de vida do INSS sem sair de casa?

O INSS exige a prova de vida dos seus beneficiários, mas este processo pode ser feito em casa? Descubra aqui!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exige que seus beneficiários realizem a prova de vida para evitar o repasse indevido dos benefícios. No ano passado, em setembro, o instituto anunciou a implementação da prova de vida automática.

Portanto, sim, é possível fazer este processo em casa. Desde janeiro deste ano, a responsabilidade de verificar se o segurado está vivo passou a ser do próprio instituto.

O INSS utiliza as informações disponíveis nas bases de dados governamentais para verificar o status vital dos segurados sempre que eles utilizam algum serviço do governo.

Como funciona a prova de vida automatizada?

A automatização desse processo ocorre quando os segurados acessam serviços do governo, como o aplicativo Meu INSS, fazem empréstimos consignados com biometria, passam por perícia médica, votam nas eleições, entre outros. O registro dessas atividades contribui para a comprovação de vida.

Por exemplo, a verificação por biometria facial, onde os segurados tiram uma selfie para confirmar sua identidade, é uma forma de prova de vida. Além das ações diretamente relacionadas ao INSS, algumas atividades do cotidiano também podem servir, desde que estejam registradas nos bancos de dados governamentais.

Por exemplo, o comprovante de voto nas últimas eleições é válido como prova de vida, uma vez que os registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fazem parte do sistema.

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor, representando o pagamento aos beneficiários e a prova de vida automática.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Beneficiário pode optar pelo método tradicional?

Os beneficiários ainda têm a opção de realizar a prova de vida da maneira tradicional, mesmo com a implementação da prova de vida automática. Isso é útil quando eles preferem optar por esse modelo ou não podem utilizar os métodos automáticos, ou digitais.

Veja também:

Como fazer um contrato de união estável?

Nesses casos, é possível continuar fazendo a comprovação pessoalmente, da mesma forma que faziam antes da automatização. Sendo assim, que não quiser fazer a prova de vida em casa, isso pode ser feito comparecendo a uma agência bancária ou a uma unidade do INSS.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com