Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, existe alguma diferença entre PIS e abono salarial?

Entenda se existem diferenças entre PIS e abono salarial e as demais informações sobre esse tema por aqui!

Quando se trata de benefícios trabalhistas, as pessoas podem confundir o abono salarial e o PIS (Programa de Integração Social). Porém, eles não são a mesma coisa, já que existem algumas diferenças entre um e outro.

Logo, apesar de ambos serem direitos garantidos aos trabalhadores brasileiros, eles têm características e finalidades diferentes. Continue a leitura para mais detalhes!

O que é o Abono Salarial e o PIS?

Mão segurando notas de dinheiro de diversos valores.
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

O abono salarial é um benefício oferecido pelo Governo Federal aos trabalhadores que tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base e que recebem uma remuneração mensal de no máximo dois salários mínimos. O valor do benefício é equivalente a um salário mínimo e é pago anualmente.

Veja também:

Caixa e Banco do Brasil liberam R$ 1.412 quinta-feira (15); veja se vai receber

Por outro lado, o PIS é um programa criado pelo mesmo governo e destinado aos trabalhadores de empresas privadas que contribuem para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O PIS oferece uma série de benefícios, como por exemplo, participação nos lucros da empresa, seguro-desemprego, assistência médica, auxílio-doença, aposentadoria entre outros.

Qual é o calendário de pagamento do PIS?

A definição do cronograma de repasse do PIS em 2024 refere-se ao ano-base de 2022. Assim, a distribuição dos valores se dá através do mês de aniversário do trabalhador. Confira abaixo:

Nascidos em janeirorecebem a partir de 15 de fevereiro
Nascidos em fevereirorecebem a partir de 15 de março
Nascidos em março e abrilrecebem a partir de 15 de abril
Nascidos em maio e junhorecebem a partir de 15 de maio
Nascidos em julho e agostorecebem a partir de 17 de junho
Nascidos em setembro e outubrorecebem a partir de 15 de julho
Nascidos em novembro e dezembrorecebem a partir de 15 de agosto

Em resumo, embora o abono salarial e o PIS configurem benefícios criados pelo Governo Federal e destinados a trabalhadores com carteira assinada, eles apresentam diferenças importantes. Portanto, entendê-las é fundamental para que o trabalhador possa exercer seus direitos e receber os benefícios a que tem direito.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com