Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, existe diferença entre salário e remuneração?

Ao ingressar no mercado de trabalho, as dúvidas quanto ao pagamento se tornam frequentes, especialmente quando se trata da diferença entre salário e remuneração. Embora muitos associem os dois termos como sinônimos, proporcionados pela execução de um trabalho, eles possuem características distintas e aplicam-se a cenários diferentes.

Compreender essa diferença, bem como os diferentes formatos que cada um pode assumir, é essencial para uma relação trabalhista clara e transparente. Todos os trabalhadores têm o direito de entender completamente a forma como são compensados por seu trabalho.

Qual é a diferença entre salário e remuneração?

O salário é o valor fixo estipulado em um contrato como remuneração pelo tempo disposto ou pelas tarefas executadas durante o período de um mês. Trata-se do pagamento padrão, que continua sendo o mesmo, independente de qualquer acréscimo pela execução de atividades extras no expediente.

Veja também:

Como o empréstimo com garantia real funciona?

Em contrapartida, ser remunerado significa receber, além do valor base do salário, adicionais e benefícios, como horas extras, comissões e taxas adicionais. Nesse caso, o valor recebido pode variar de acordo com os acréscimos contabilizados. Assim, um trabalhador pode obter um valor final maior que seu salário base.

Notas de cem reais postas embaixo de uma carteira nacional de trabalho
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Quais são os tipos?

Há diversos formatos de pagamentos disponíveis no atual cenário de trabalho, que vão desde o valor mínimo estabelecido legalmente, até salários mais complexos compostos de comissões e bônus. Alguns desses formatos incluem:

  • O salário mínimo, fixado em um valor determinado para 220 horas trabalhadas no mês;
  • O salário-base, que cumpre apenas o cálculo das férias e do décimo terceiro;
  • O salário profissional, direcionado a categorias específicas;
  • O salário líquido, o valor final após os descontos. 

A remuneração, por sua vez, também pode aparecer sob diversas formas:

  • Remuneração por competência, que leva em conta as habilidades e talentos individuais;
  • Remuneração variável, baseada em metas e resultados alcançados;
  • Remuneração por participação nos lucros ou resultados da empresa.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com