Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que acontece se você ultrapassar o limite do cartão?

Ultrapassar o limite do cartão gera juros e taxas; pode afetar crédito e levar a restrições financeiras.

O que acontece se ultrapassar o limite do cartão? O limite do cartão de crédito é determinado com base no perfil do usuário e histórico de pagamento. Existem limites total e disponível. Mas ultrapassar o limite resulta em juros e taxas. Compras parceladas reduzem o limite disponível gradualmente.

O banco avalia renda, histórico e comportamento para definir o limite. Usuários devem monitorar gastos para evitar ultrapassar o limite. Atrasos em pagamentos podem impactar o limite. Sendo assim, manter um bom histórico de pagamento pode aumentar o limite ao longo do tempo.

Como o Limite de Crédito é Definido?

Alguns fatores podem aumentar ou diminuir esse nível de confiança e, por consequência, o valor do limite do cartão. Os principais são:

  • Histórico de pagamento: a instituição avalia se a pessoa está com o nome negativado e se costuma atrasar o pagamento de contas. Se costuma ultrapassar o limite do cartão e pagar em dia também!
  • Renda: esse fator é muito importante, mas não o único. Por isso, ter renda alta não garante automaticamente um limite alto. As instituições olham para esse fator, mas consideram também o quanto da renda já está comprometida com outros compromissos financeiros.
Vários cartões de crédito em forma de leque. dívida no cartão de crédito
Imagem: Theethawat Bootmata / shutterstock.com
  • Score: a pontuação de crédito reflete os hábitos e comportamentos financeiros das pessoas, portanto é um fator importante. O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de alguém atrasar ou não o pagamento de uma conta. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de obter crédito.

O que acontece se ultrapassar o Limite do Cartão?

Quem não acompanha de perto os gastos ao longo do mês muitas vezes pode ultrapassar o limite do cartão. Pode acontecer também de ter a compra aprovada, mas com uma taxa de análise emergencial de crédito, dependendo das regras da instituição financeira que concedeu o cartão.

Veja também:

Confira a lista de saques liberados pela CAIXA em lotéricas

Então para não ultrapassar o limite do cartão de crédito, o ideal é sempre:

  • Acompanhar a fatura ao longo do mês;
  • Evitar parcelar muitas compras em valores pequenos;
  • Planejar as finanças e não comprometer mais que 30% da renda com dívidas;
  • Pagar as faturas sempre em dia, para não acrescer o valor com juros e outras tarifas;
  • Evitar ter muitos cartões de crédito, para não correr o risco de perder o controle dos gastos.

Imagem: Theethawat Bootmata / shutterstock.com