Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que é carnê-leão e para que serve?

Saiba o que é e se você precisa fazer o pagamento do carnê-leão. Confira os detalhes deste artigo e evite problemas com a Receita!

Que o Imposto de Renda (IRPF) é um assunto que gera muitas dúvidas, não é novidade. Mas você sabe o que é o carnê-leão? Desconhecido por muitos, esse carnê faz parte do sistema tributário do Brasil. No entanto, não são todas as pessoas que precisam usá-lo.

Desse modo, se você ainda não conhecia esse carnê e quer saber mais do assunto, continue a leitura e saiba se você precisará dele ao declarar seu próximo imposto de renda!

O que é o carnê-leão?

Com este nome sugestivo, você já deve imaginar a função do carnê. Isso mesmo, recolher! O carnê-leão nada mais é do que uma forma de fazer o recolhimento do Imposto de Renda para autônomos e profissionais liberais. Sendo assim, todos os trabalhadores que não possuem vínculo empregatício deverão fazer o pagamento do IRPF por meio dele.

Além disso, outros ganhos advindos de aluguéis de imóveis, rendimentos no exterior e venda de bens como casas, carros e até rendimentos de investimentos.

A tabela progressiva do Imposto de Renda define percentuais que aumentam proporcionalmente ao valor dos rendimentos auferidos, determinando os cálculos para os pagamentos no Carnê-Leão.

Como pagar o carnê?

Antes de tudo, vale lembrar que o carnê é pago mensalmente. E você pode fazer o cálculo através do site do Governo Federal, que disponibiliza uma calculadora para apurar os valores a serem pagos por você. Sendo assim, após verificar a calculadora, você precisa emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Além disso, é válido destacar que a data de prazo para o carnê-leão é o último dia útil do mês seguinte ao mês dos rendimentos referentes. Também vale lembrar que algumas despesas são dedutíveis, como despesas médicas e com educação.

Veja também:

Menores de idade não podem acessar internet? Entenda o que o Google pensa sobre o assunto 

Por fim, todos os valores pagos durante o ano serão abatidos da sua declaração anual de Imposto de Renda. Portanto, fazendo o procedimento correto ao longo dos meses, você garante uma redução no valor que irá pagar ou até mesmo aumenta o seu valor de restituição.

Imagem: Pamela Marciano / Shutterstock.com