Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Menores de idade não podem acessar internet? Entenda o que o Google pensa sobre o assunto 

Gigante da tecnologia, Google, se posiciona sobre o uso da internet para menores de idade. Clique aqui e confira agora!

Autoridades e familiares questionam cada vez mais o uso da internet por menores de idade, gerando pedidos de ferramentas de verificação da idade dos usuários.

Tais pedidos exigem a obrigatoriedade de regulação em diversas plataformas, o que se transformou em um projeto de lei em tramitação no Congresso norte-americano.

No entanto, o Google divulgou um documento onde se posiciona de forma contrária à verificação obrigatória de idade dos usuários para usar a internet. Confira os detalhes a seguir.

Google divulga documento em resposta a políticos

O Google elaborou um guia de diretrizes destinado a legisladores, políticos e reguladores, sobre a proteção de crianças e adolescentes na internet. O documento trata, entre outros temas, o fim da verificação obrigatória de idade nas plataformas online.

Intitulado “Framework legislativo para proteger crianças e adolescentes online,” o documento é uma possível reação da empresa ao movimento americano de implementação de políticas restritivas para os jovens na internet.

Google defende outras medidas para menores de idade na internet

O Google propõe que os serviços online ofereçam recursos apropriados à faixa etária e sejam concebidos com segurança desde o início. Ainda conforme o Google, a verificação obrigatória de idade trata “todos os usuários como crianças”, dificultando o acesso a informações até mesmo para adultos.

Veja também:

Novo Pix? Serviço de pagamento da 99 se destaca por evitar fraudes; saiba como

A verificação seria necessária apenas em serviços considerados de alto risco, como, por exemplo, sites relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, jogos de azar e conteúdos adultos.

Prédio do Google.
Imagem: Lets Design Studio / shutterstock.com

Projeto de lei pede a obrigatoriedade da verificação

Nos Estados Unidos, está em trâmite atualmente no Congresso um projeto de lei conhecido como “Lei da Segurança de Crianças Online” (KOSA), que propõe medidas mais rigorosas para limitar o acesso à internet para menores de idade. 

O estado de Utah também já promulgou uma legislação que exige a verificação de idade por meio de documentos para acessar sites com conteúdo adulto, entre outros, fazendo parte do movimento que pede maior rigidez na regulação de conteúdo para crianças e adolescentes. 

Imagem: suriyachan / shutterstock.com