Afinal, o que é CRV e como encontrar o seu?
Saiba tudo sobre o CRV. Entenda a diferença entre CRV e CRLV, onde encontrar o número e como emitir.
O CRV, também conhecido como Certificado de Registro do Veículo, é um documento crucial para qualquer motorista. Embora seja diferente de outros documentos que também correlacionam-se com um carro, como o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o CRV tem um papel fundamental em questões veiculares.
Assim, entender o que é, como obtê-lo, bem como conhecer suas funções, é um dever de todos os proprietários de veículos e aqueles que pretendem se tornar um. Portanto, neste texto, iremos explicar alguns desses pontos.
Veja também:
Possui cartão Riachuelo? Então veja se é possível voltar a usar após fazer acordo
Conheça o CRV, como localizá-lo e emiti-lo
O Certificado de Registro de Veículo é um documento emitido pelo Detran (Departamento de Trânsito) dos diferentes estados do Brasil. Desempenha o papel de agrupar informações sobre um veículo específico, utilizando um número atribuído, consultado de forma digital ou física em qualquer estado brasileiro.
Ainda, entre as informações que o certificado contém especificações de cor, ano e modelo do veículo, assim como, o número do chassi e tipo de combustível. Além disso, também fornece dados do proprietário do veículo e dos proprietários anteriores, a data e o local em que o CRV foi emitido.
Contudo, o número do CRV é composto por 5 dígitos. Localizado no canto inferior direito do documento físico, ao lado da assinatura do proprietário. Ainda, conta com um código de segurança, uma sequência numérica composta por 11 dígitos. Este serve como senha para licenciamentos, localizada logo abaixo do número do Certificado de Registro de Veículo.

Emissão do Certificado de Registro de Veículo
Para a emissão do CRV, basta seguir este passo a passo:
- Solicitar no site do Detran do estado correspondente ou nos canais de atendimento;
- Preencher manual das informações para registros anteriores a janeiro de 2021;
- Reconhecer firma e entregar o CRV em uma unidade do Detran.
Por último, cabe ressaltar que, a partir de janeiro de 2021, o CRV passou a ser chamado de ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital).
Entenda o CRV e CRLV
À vista disso, a confusão entre o CRV e o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos) é bastante comum. No entanto, a função e a emissão de ambos são bem diferentes. Enquanto o primeiro é um documento único que identifica um carro e suas principais características.
O segundo possui uma emissão anualmente, responsável por liberar a circulação do veículo nas estradas brasileiras. Em outras palavras, o CRLV autoriza um carro a trafegar após o licenciamento, com datas estipuladas pelo Detran de cada estado.
Imagem: rafapress / shutterstock.com