Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que é preciso para se inscrever no CadÚnico?

Entenda quem pode se cadastrar, os benefícios envolvidos e como realizar a consulta ao CadÚnico.

O Cadastro Único, conhecido popularmente como CadÚnico, apresenta um importante papel na seleção e inclusão de famílias classificadas como vulneráveis. Este registro serve como porta de entrada para que estes grupos possam ter acesso aos diversos ofertados pelo .

Assim, através do CadÚnico, o governo é capaz de conhecer a real situação famílias de baixa renda presentes em território brasileiro. Desse modo, ao se inscreverem, passam por um rigoroso processo de análise, visando uma distribuição consciente e justa dos auxílios. Entretanto, é importante ressaltar que o simples registro no Cad não garante automaticamente a aprovação nos benefícios.

Veja também: Afinal, como conseguir o cartão adicional do Nubank?

Cadastro no CadÚnico

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo do CadÚnico
Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com

Nesse sentido, para aderir ao CadÚnico, o cidadão deve se enquadrar em determinados critérios, que incluem desde características do responsável familiar até a renda máxima por pessoa. Embora seja um primeiro passo essencial para o recebimento dos benefícios, os cadastros passam por uma análise rigorosa e apenas quem atende aos requisitos específicos de cada terá a recebê-los.

Para se inscrever, o cidadão deve realizar o pré-cadastro on-line (um processo opcional que agiliza o registro) e o cadastro presencial. Este último deve ser feito em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pelo responsável familiar, portando os seguintes documentos para a entrevista: CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de casamento e nascimento, de todos os membros da família.

Principais programas

À vista disso, os coletados no CadÚnico se tornam uma preciosa base de informações para a execução de diversos programas sociais. Entre os auxílios mais conhecidos que utilizam esse cadastro como porta de entrada, temos:

  • Auxílio Gás;
  • Bolsa Família;
  • Carteira do ;
  • Isenção de em Concursos Públicos;
  • ID Jovem;
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica; entre outros.

Como realizar a consulta ao CadÚnico?

Por fim, a consulta ao registro pode ser realizada através do site ou aplicativo do CadÚnico (Android e iOS), ou ainda por meio dos telefones 121 ou 0800 707 2003, do .

Para manter-se sempre atualizado, o cadastro junto ao CadÚnico deve ser revisto no mínimo a cada dois anos ou sempre que houver alguma no grupo familiar, ou nos dados pessoais

Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com