Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que fazer com o dinheiro das parcelas do décimo terceiro salário?

Muitos trabalhadores já estão recebendo o pagamento das parcelas do décimo terceiro salário. Confira dicas do que fazer com esse dinheiro!

O final do ano gera muita expectativa para os trabalhadores por muitos motivos, entre eles o recebimento das parcelas do décimo terceiro salário. Essa quantia extra pode ser muito útil caso a pessoa saiba utilizá-la de maneira correta.

Pensando nisso, o planejador financeiro do C6 Bank dá dicas sobre o que fazer com essas parcelas a fim de fazê-las renderem mais. Saiba mais informações sobre esse conteúdo a seguir.

C6 Bank dá dicas para utilizar parcelas do décimo terceiro salário

Carteira de Trabalho com notas de 100 reais.
Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com

Empresas empregadoras têm até o dia 30 de novembro para realizar o pagamento da primeira parcela desse direito trabalhista. Já a segunda parte deve cair na conta dos trabalhadores até o dia 20 de dezembro.

Sendo assim, o planejador financeiro do C6 Bank Rafael Haddad oferece algumas indicações para usar esse dinheiro da melhor forma. Em caso de endividamento, por exemplo, não há dúvidas que as parcelas do décimo terceiro salário devem ter esse destino. Assim, segundo ele, é possível se livrar dos juros que podem fazer uma dívida pequena aumentar ainda mais.

Veja também:

Novo salário mínimo de R$ 1.421 está confirmado?

Mesmo que não possua o valor integral do débito, Haddad recomenda negociar com o credor para a conseguir descontos, podendo até quitar a dívida dessa maneira.

E quem não está endividado?

Para os trabalhadores que estão com as suas contas em dia, a recomendação é não deixar o dinheiro parado na conta. Contudo, isso não quer dizer que se deva gastar tudo de uma vez. Sendo assim, a dica é investir a o valor das parcelas do décimo terceiro salário o quanto antes.

Nesse caso, o juros estão a favor, já que a cada dia investido pode representar uma quantia a mais a receber no fim. Porém, é preciso escolher uma aplicação com cautela para não correr riscos desnecessários.

Por fim, Haddad recomenda montar uma reserva de emergência com as parcelas do décimo terceiro salário. Para isso, a dica é escolher investimentos com renda fixa com liquidez diária, que oferecem uma previsão mais certeira sobre qual será o rendimento obtido. Ainda, é possível resgatar esses valores a qualquer momento.

Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com