Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que são títulos públicos e quantos tipos existem?

O investidor que adquire um título público contribui para o progresso do Brasil e ainda tem acesso a benefícios. Confira!

Os títulos públicos são empréstimos realizados por investidores ao governo federal. Em contrapartida, o governo dispõe ao investidor uma promessa de pagamento futuro, sendo acrescidos juros. Assim, com esses títulos, o poder público financia projetos de desenvolvimento para o país. 

Dessa forma, o investidor que adquire um título público contribui para o progresso do Brasil e ainda tem acesso a benefícios. No entanto, é preciso identificar qual o título que mais se enquadra em seu perfil de investimento. Veja mais detalhes a seguir.

Tipos de títulos públicos

Portanto, confira os tipos de título público que estão disponíveis e analise qual melhor se enquadra em seu perfil:

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

Nesse título, a remuneração ao investidor acompanha o crescimento da inflação. Além disso, também paga um “bônus de juros”. Desse modo, no Tesouro IPCA+ o investidor sempre ganha, mesmo que haja oscilações econômicas. Assim, é um investimento a longo prazo, o que faz com que saiba quando irá receber o rendimento.

Tesouro Selic (LFT)

O Tesouro Selic conta com a taxa de juros atrelada à Selic, a taxa básica de juros. Nesse sentido, os rendimentos acompanham o movimento da Selic. Ainda, esse título é uma ótima opção para ser uma reserva de emergência, com opção de resgate a qualquer momento.

Tesouro Prefixado (LTN)

No Tesouro Prefixado, o investidor empresta dinheiro ao governo e, em contrapartida, recebe um valor fixo posteriormente, juntamente com uma taxa de juros previamente estabelecida. Portanto, o investidor já sabe quanto vai receber no vencimento. Logo, é mais vantajoso investir neste título quando as taxas de juros estão mais altas.

homem colocando moeda em uma pilha de moedas que representam investimentos financeiros
Imagem: Olivier Le Moal / Shutterstock.com

Tesouro Prefixado (NTN-F)

O investidor compra esse título e recebe do governo uma quantia todo semestre, como um bônus. No final do prazo, recebe de volta o valor que investiu. À vista disso, o investidor recebe o valor extra a cada seis meses e sabe quanto irá receber ao final do contrato.

Tesouro IPCA+ com pagamento de juros semestrais (NTN-B)

Neste título, o investidor recebe o dinheiro investido juntamente com a inflação do período mais a taxa de juros prevista no contrato, paga a cada semestre. Dessa forma, esse é um investimento seguro contra a alta de preços e ainda gera uma renda extra, paga regularmente.

Veja também:

Seu namoro pode se tornar uma união estável; veja como evitar que isso aconteça

Tesouro RendA+ (NTN-B1)

O Tesouro RendA+ é um título público com o intuito de complementar a previdência dos brasileiros, superando os retornos da caderneta de poupança. Além disso, garante ao investidor ganhos reais, combinando a inflação com uma taxa de juros contratada.

Assim, no vencimento do contrato, o investidor não recebe todo o valor de uma vez, mas é contemplado com parcelas mensais durante 20 anos, sendo ajustadas pela inflação.

Imagem: Olivier Le Moal / Shutterstock.com