Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, pneus mais inflados realmente ajudam a economizar combustível?

Você sabia que calibrar os pneus corretamente pode te ajudar a economizar combustível? Saiba mais detalhes!

Atualmente, no Brasil, é constante o aumento nos preços dos combustíveis. Desta forma, economizar é a melhor opção para não ficar sem se locomover de carro. Um dos responsáveis pelo consumo de combustível é o pneu, pois cerca de 20% do equipamento consome o carburante.

Mas você sabia que dá para economizar combustível apenas cuidando dos pneus? Conduzir o veículo com o equipamento calibrado pode ajudar nesta tarefa. A calibragem deve ser feita de forma correta e balanceada, pois nem o pneu inflado, nem vazio ajudam a economizar combustível.

Como economizar combustível com os pneus?

monte de dinheiro em uma mão e, na outra mão, uma bomba de combustível
Imagem: sisacorn/ shutterstock.com

Segundo especialistas, ao calibrar o pneu do carro, o motorista consegue economizar combustível. Isso porque, ao mantê-lo desregulado para menos, o carro necessita fazer um esforço maior para sair do lugar, necessitando de mais combustível.

Por outro lado, manter os pneus desregulados para mais também diminui o rendimento do combustível, pois desta forma o carro pode perder sua aderência e desgastar os pneus, o que contribui para a diminuição da segurança nas estradas. Deste modo, ao manter os pneus calibrados, o motorista garante maior eficiência do combustível e também segurança nas vias.

Veja também:

Nubank revela como fazer um ótimo currículo

Como calibrar da forma correta?

Assim, a calibragem dos pneus deve ser feita semanalmente, seguindo os seguintes passos:

  • Retire a tampa da válvula do pneu;
  • Digite o número de pressão (PSI) desejada;
  • Conecte a mangueira do calibrador e a válvula do pneu;
  • Aperte a trava na ponta do calibrador (se houver essa opção no equipamento);
  • Aguarde o apito ou sinal indicando o término da calibração;
  • Retire a mangueira da válvula e coloque a tampa da mesma no pneu.

Vale lembrar que cada marca de pneu e fabricante do carro determinam um número correto de pressão. Além disso, a calibragem dos pneus é diferente para uso urbano e para uso nas rodovias asfaltadas e de terra. Deste modo, é importante verificar no manual do carro quais são as orientações para o seu veículo.

imagem: Nor Gal / shutterstock.com