Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, qual é o score ideal para fazer um financiamento?

O score tem relação direta com a possibilidade de obter um bom financiamento com instituições financeiras. Saiba mais!

Em meio a um cenário onde o crédito tem um papel cada vez mais relevante, conhecer a tabela de score para financiamento pode mudar o jogo para muitos brasileiros. Esse índice é fundamental para se compreender as chances de ter um financiamento aprovado, bem como para traçar estratégias a fim de melhorar esse indicador.

A tabela de score para financiamento pode variar de 0 a 1000 pontos. Quanto maior a pontuação, maior a chance de o indivíduo ser aprovado ao solicitar um financiamento, devido ao menor risco de inadimplência. 

Classificação do score

De modo geral, é importante lembrar como o score se classifica. Veja.

  • Score de 1000 a 701: Considerado muito bom/excelente; grandes chances de aprovação do crédito e baixo risco de inadimplência;
  • Score de 700 a 501: Considerado bom; apesar de não ser a pontuação máxima, as chances de obtenção de crédito são altas; 
  • Score de 500 a 301 – Considerado regular; chances de conseguir crédito são um pouco menores;
  • 300 – 0: Considerado baixo; as chances de conseguir algum crédito são bem reduzidas.
Score alto para conseguir financiamento de carro
Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com

Score para financiamento 

Considerado bom pela Boa Vista Score, a pontuação de 625 pontos é um bom indicativo para conseguir a aprovação de um financiamento. Cada instituição financeira tem suas próprias diretrizes, mas geralmente consideram notas acima de 625 satisfatórias. 

Para o financiamento de imóveis e veículos, recomenda-se um Score acima de 700 pontos, já que o valor de financiamento é mais substancial. Mas, como atingir ou aumentar o Score? Algumas dicas incluem a ativação do Cadastro Positivo, que traz informações positivas da vida financeira do consumidor. 

Veja também:

O que mudou na demissão por justa causa após a reforma trabalhista?

Outra dica é negociar qualquer dívida pendente e evitar solicitar diversos créditos ao mesmo tempo. Vale salientar a importância de desenvolver um planejamento financeiro antes de contratar um financiamento. Uma gestão financeira eficiente ajuda a garantir a capacidade de pagar o financiamento e evitar endividamento excessivo.

Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com