Afinal, quanto tempo o INSS demora para liberar um benefício?
Os solicitantes de benefícios do INSS têm o processo rápido de requerimento online, mas após o envio do pedido, quanto tempo ele espera?
Por um lado, as solicitações de benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) são, de certo modo, rápidas. Basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS para fazer o requerimento.
Contudo, após essa etapa, os solicitantes podem não saber exatamente quanto tempo levará até que o seu benefício seja analisado e aprovado. Assim, por lei, o INSS tem um prazo de 45 dias úteis para conceder ou negar um benefício previdenciário após o envio da solicitação junto com todos os documentos necessários.
Fila de espera do INSS apresenta queda de 5,7%
Junto com o Ministro da Previdência Social, o INSS implementou várias ações para reduzir a fila de requerimentos. Em agosto, houve uma queda de 5,7% no estoque da fila, passando de 1,79 milhão em junho para 1,69 milhão em agosto. Essas ações incluíram:
- Pagamento baseado na produtividade para incentivar os servidores a avaliarem processos mesmo fora do horário de expediente regular;
- Realização de mutirões de atendimento nos finais de semana, com foco na análise de avaliação social e perícias médicas, a fim de acelerar o processo de concessão de benefícios;
- Implementação do Atestmed, que permite aos cidadãos enviar atestados médicos online, possibilitando a concessão de benefícios por incapacidade temporária – auxílio-doença – por um período de 180 dias;
- Utilização da Central de Atendimento 135 para entrar em contato com os segurados que estão na fila de espera por mais de 45 dias, orientando sobre o uso do Atestmed;
- Firmamento de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades públicas e privadas, além do terceiro setor;
- Nomeação de 1.250 concursados aprovados no concurso de 2022, com o objetivo de fortalecer a equipe do INSS.
Perspectivas para o futuro
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reconhece que o número de solicitações processadas ainda não atingiu o nível desejado. Ele expressa a expectativa de que haja melhorias nos próximos meses.
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Sendo assim, o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social continua processando a grande quantidade de análises iniciadas em agosto. Portanto, a perspectiva é de que um maior número de benefícios seja concedido.
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