As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão reabrir na próxima segunda-feira (14). No entanto, o atendimento será apenas para quem fizer agendamento. Para marcar o seu horário, o segurado deve acessar o site Meu INSS e aplicativo ou ligar no 135.

É provável que você também goste:

Nubank e PayPal fazem parceria para uso do débito online

Agora você pode pagar compras online no PayPal com débito do Nubank, Banco Inter e outros bancos

Como fazer o cadastro do PIX antes de todo mundo pelo app do Nubank.

Agências do INSS vão reabrir apenas para segurados que agendaram atendimento

De acordo com o INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

O instituto ressalta que os segurados sem agendamento não serão atendidos, para evitar aglomerações dentro e fora das agências, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Em agosto, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS informaram a nova data de retorno ao atendimento presencial: 14 de setembro.

O atendimento exclusivo por meio de canais remotos segue até amanhã (11). No entanto, mesmo com a abertura das agências, o atendimento remoto vai continuar a ser oferecido.

De acordo com o INSS, a reabertura será gradual e vai levar em consideração as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deve avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos feitos, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Como fazer o seu agendamento?

Meu INSS pode ser acessado pela internet tanto pelo computador quanto pelo telefone celular (Android e iOS). Lá, você tem acesso a mais de 90 serviços, sem ter que sair de casa.

Para conhecer a ferramenta, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no celular. Em seguida, você deve fazer um cadastro e obter uma senha. Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos, conforme mostramos a seguir.

No Banco do Brasil o caminho para obter a senha é: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI

Na Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS.

No Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS.

Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).

Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS.

Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária.

No Meu INSS, você pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto pelo celular). O atestado médico é um exemplo de documento que você pode enviar pela internet.

Para isso, é preciso acessar o Meu INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”. Em seguida, você deve selecionar “Perícia Inicial” e quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico?”, responder “sim” e anexar no portal.

Por fim, caso você tenha alguma dificuldade, você pode tirar suas dúvidas no site do INSS e na Central 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock

Sobre o Autor

Jadre Marques Duarte Junior

Redator-chefe

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS. Apaixonado por marketing, comunicação e finanças, possuo mais de 8 anos de experiência na área de T.I. aplicada a serviços financeiros.

Ver todos os artigos