Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Agora é possível pagar multas via Pix; confira

Pague suas multas de trânsito de forma rápida, prática e segura com o Pix. Saiba como fazer e confira outras formas de pagamento disponíveis

Uma nova forma de pagamento está disponível para as multas de trânsito no sistema Radar, desenvolvido pelo Serpro. Assim, a partir de agora, os cidadãos podem quitar suas infrações de forma instantânea e segura utilizando o Pix, sistema de pagamento do Banco Central.

Dessa forma, pelo fato do pagamento por Pix ser instantâneo,  a quitação da multa é liquidada no mesmo momento, evitando filas e burocracias. Além disso, o pagamento pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, através do aplicativo do banco do usuário, sem necessidade de ir até uma agência bancária ou caixa eletrônico.

É importante destacar que o sistema Radar oferece um ambiente transparente para o pagamento de multas, com informações sobre a infração e o valor do pagamento.

Como pagar multas via Pix

Portanto, confira o passo a passo para pagar multas de trânsito via Pix:

  • Acessar o site do Radar da Serpro;
  • Informar o número do Renavam do veículo ou o número da multa;
  • Clicar em “Pagar”;
  • Selecionar a opção “Pix”;
  • Fazar a leitura do QR Code com o aplicativo do seu banco;
  • Confirmar o pagamento e pronto!

Além do PIX, o sistema Radar também oferece outras formas de pagamento para multas de trânsito, como:

No entanto, as multas com vencimento anterior à data de implementação do Pix não podem ser pagas por este método. Enfim, em caso de dúvidas, consulte o site do Radar ou entre em contato com o Serpro.

Mão sobre uma tela de celular com a logo do Pix aberto
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Popularização do Pix

De acordo com uma pesquisa da Web Automação, o uso do Pix cresceu surpreendentemente 300% em 2023. Essa forma de pagamento instantâneo ganhou destaque por sua conveniência e agilidade, sendo cada vez mais adotada pelos brasileiros para diversas transações financeiras. 

Veja também:

Tesouro Direto: saiba quanto está rendendo R$ 10 mil no ativo atualmente

Assim, o crescimento expressivo do Pix reflete sua rápida aceitação e indica uma mudança significativa nos hábitos de consumo e no cenário financeiro do país. Dessa forma, a funcionalidade já conta com 152 milhões de consumidores cadastrados.

Imagem: rafapress/shutterstock.com